DIA DA MULHER

A criação de um Dia Internacional da Mulher foi inicialmente proposta no final do século XIX, durante o processo de industrialização e crescimento económico que levou a protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas nas fábricas de indústria têxtil protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Em 1908, quinze mil mulheres marcharam em Nova Iorque exigindo a redução do horário de trabalho, melhores salários e o direito ao voto.

O Dia da Mulher é uma homenagem às mulheres que lutaram pelos direitos igualitários. O direito a votar, o direito a trabalhar ao lado dos homens sem preconceitos e o direito a ser aceite como igual.
Hoje, é reconhecida a igualdade das mulheres, no voto, no trabalho ou mesmo no governo de um país. No Dia da Mulher deve ser lembrado este reconhecimento e as mulheres que lutaram por ele.

A BEgas quis lembrar este dia e apresentou, no espaço de exposição, algumas mulheres portuguesas que se destacam em várias áreas. Foram, ainda, seleccionados alguns livros com poemas. Para colorir esta informação apresentou-se um painel com fotografias de todas as mulheres da Escola estando cada imagem acompanhada com um poema ou citação.

Sem comentários:

Enviar um comentário