LIVRO DO MÊS DE MARÇO: "ROMANCE DA RAPOSA"

“ROMANCE DA RAPOSA” de Aquilino Ribeiro

Tive que o ler quando andava no sétimo ano!
Gostei tanto dele que ainda hoje é um dos meus livros preferidos.
Gosto ainda dele porque tem duas das coisas que mais adoro: bicharada e humor.
Ainda por cima, foi escrito por alguém que é considerado por muitos um dos maiores prosadores portugueses de todos os tempos. Foi também com muito prazer que, durante o meu curso, tive que estudar em pormenor a sua obra.

Este livro tem uma escrita muito rica, que, por vezes, não é muito fácil, ou melhor, exige algum esforço da parte do leitor, mas que considero extremamente cativante. Conta, de uma forma extremamente engraçada, as aventuras e desventuras da vida de uma raposa, de nome “Salta-Pocinhas”, muitas delas tiradas de anedotas e outras histórias da tradição popular.

Há já uns anos, a RTP transmitiu uma série de desenhos animados que teve grande sucesso entre moçarada e gente graúda, sobre “ As Aventuras da Salta-Pocinhas”, baseada exactamente na acção deste livro. Tenho pena que nunca mais a tenham repetido e andem a repetir vezes sem conta coisas que não valem um pataco furado.

Aconselho vivamente a sua leitura. Mas uma leitura atenta e vagarosa, de forma a apreciar quer a excelente escrita quer, acima de tudo, a enorme piada que a maior parte das peripécias têm.
Foram já diversos os alunos que o leram a conselho meu e nenhum me disse que não tinha valido a pena. Pelo contrário…

O Professor,
Francisco Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário