FEIRA DO LIVRO USADO



Realizou-se entre os dias 21 e 25 de Abril a Feira do Livro Usado, organizada pela Câmara Municipal de Resende em parceria com as bibliotecas escolares do concelho, tendo por objectivo a promoção do livro e da leitura, a par do enriquecimento dos fundos das bibliotecas escolares envolvidas. As bibliotecas escolares recolheram junto de alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e demais colaboradores, ofertas de livros técnicos, científicos, romances, contos, banda desenhada, poesia e outros géneros literários. Os livros colocados à venda a preços acessíveis reverteram na sua totalidade para a compra de novos fundos documentais para as bibliotecas escolares.
O evento teve lugar no espaço do Museu Municipal de Resende e o seu programa de actividades contemplou actividades diárias abrangendo todos os níveis escolares, desde o pré-escolar ao 12º ano, com dramatizações, horas do conto, sessões de leitura, debates sobre os livros e a leitura, encontro com escritor, visionamento de diapositivos sobre o trabalho das bibliotecas, teatro de marionetas e ainda uma exposição colectiva sobre o tema “Olhares sobre a Liberdade”.
Visitaram a feira cerca de 60 turmas e embora o principal objectivo fosse o trabalho de colaboração entre as bibliotecas escolares, poder-se-á considerar que, em termos comerciais, o evento superou as expectativas, uma vez que foram vendidos 441 livros.


A iniciativa visou essencialmente a consolidação de projectos concelhios de leitura e a dinamização das bibliotecas escolares, valendo sobretudo pela primeira experiência de trabalho de equipa concelhio nesta área.


Dra Ana Maria Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário