INAUGURAÇÃO DA BEgas

Era uma vez… uma biblioteca velhinha que ansiava por um novo projecto, que a tornasse mais jovem, mais atractiva e mais moderna… o sonho concretizou-se… a Biblioteca da Escola Secundária Dom Egas Moniz entrou na Rede de Bibliotecas Escolares… uma renovada BEgas nascia. A remodelação começou: um espaço mais amplo, mais convidativo, equipamentos novos, mais comodidade, mais serviços, mais livros.

O dia 8 de Maio chegou… na inauguração da Biblioteca Escolar, estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo da Escola Dom Egas Moniz, o presidente da Câmara Municipal de Resende, o representante da DREN para as Bibliotecas Escolares e representantes da Equipa Educativa Douro Sul que teceram palavras de elogio, de incentivo e de orgulho relativamente à persistência e ao trabalho desenvolvido pela Equipa da Biblioteca. Participaram nesta celebração a Vereadora da Cultura, a Coordenadora da Biblioteca Municipal e representantes das Bibliotecas Escolares, dos Conselhos Executivos das Escolas de Resende e do Seminário Menor de Resende.

Um momento de leitura… os alunos do 7ºD, acompanhados por alguns professores, procuraram promover a leitura partilhada apresentando o conto “O Príncipe com Orelhas de Burro” de Luísa Ducla Soares. Procurou-se um envolvimento de e com palavras, onde os discentes se assumiram como pequenos encenadores de uma história divertida, transmitindo a beleza e o entusiasmo da leitura.

É tempo de recordar… a alma da Biblioteca foi apresentada num filme que cativou a plateia mostrando alguns dos trabalhos desenvolvidos, os colaboradores e momentos divertidos. De seguida o Hélder (11ºB) transmitiu-nos com o seu belíssimo poema emoções: “(…) Sorrimos! Pintamos! Sentimos! Acalmamos! Compreendemos! Incentivos! Para ti Begas, estas palavras poucas, os nossos sorrisos. Obrigado, Begas!”

O momento mais esperado…a entrada no espaço renovado da Biblioteca onde convidados, professores e alunos foram recebidos com doces palavras: rebuçados envolvidos por palavras, citações que comunicavam, saberes, vivências. Um murmúrio de boas sensações, os olhares cúmplices sentiram-se neste espaço que encantou.

Não recordamos saudosos o passado, voltamo-nos para o futuro… e porque LER é saber mais, incentivamos a leitura e promovemos a frequência deste espaço maravilhoso que é a nossa Biblioteca.


Prof. Carla Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário