Dia Internacional da Literacia


O dia 8 de Setembro foi designado como o dia Internacional da literacia.
Segundo definição da Unesco, literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias de acordo com diversos contextos.
A leitura e a literacia são como um projecto de vida na educação dos jovens para a cidadania e para a sua integração na sociedade.
É nos países anglo-saxónicos que surge pela primeira vez o termo literacia; em Portugal tínhamos o termo “ literato” e “ letrado”, mas ambos estão associados ao conhecimento literário.
Este novo conceito também se distingue do que se entende por “alfabetização”. Enquanto este se refere ao facto de se ser ou não iniciado na escrita, tendo adquirido um conhecimento “ estável” ou estático, aquele que tem um significado mais amplo, reenviando às capacidades de utilização da língua escrita, tratando-se de um conhecimento em permanente construção.
(…) Ser capaz de ler não define a literacia no complexo mundo de hoje. O conceito de literacia inclui a literacia informática, a literacia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. “Literacia significa saber como aprender.” (Stripling,1992).
A Biblioteca pode ser o espaço privilegiado para a concretização desta escola do século XXI que forma futuros adultos leitores e consumidores críticos de informação. Podemos afirmar, apesar de todas as falhas que ainda existem a vários níveis, que o acesso à informação é hoje cada vez mais facilitado, graças aos computadores e em particular à internet.
Alarga-se assim o conceito de leitura a tarefas mais específicas e complexas. De acordo com a definição de literacia da O.C.D.E., Inês Sim Sim sublinha a importância da leitura.
“Ler hoje é fundamentalmente aceder ao conhecimento através da reconstrução de informação contida no texto, o que implica uma íntima e permanente interacção entre o leitor e o texto. O leitor tornou-se num construtor de significado e a leitura transformou-se na porta de acesso ao conhecimento” (Sim-Sim-1993).
Hoje em dia, para além da leitura tradicional, podemos considerar uma nova dimensão na leitura e da literacia, a literacia digital que surgiu com o aparecimento das novas tecnologias e está cada vez mais a ser utilizada. Vivemos numa sociedade informatizada, sob a égide do paradigma digital.

Professora: Arminda Lemos

1 comentário:

  1. Actualmente, o mundo exige que estejamos "informatizados". Precisamos ir além do "muito" que pensamos conhecer.


    A Coordenadora da Biblioteca Escolar de Santa Marinha do Zêzere

    Fátima Almeida

    ResponderEliminar