Reflexão sobre práticas educativas

Os conhecimentos da Psicologia do Desenvolvimento permitem-nos não só conhecer a evolução do ser humano, bem como caracterizar as etapas do desenvolvimento com as suas especifidades e semelhanças.Há teorias que consideram a aprendizagem como resultado de um processo genético a nível físico e mental e o papel do meio ambiente é secundário. Outros consideram que a aprendizagem sofre influência directa do meio ambiente. Porem actualmente preconiza-se que a aprendizagem é o resultado da interacção entre o sujeito e os objectos através da alteração e modificação de estruturas cognitivas, que irão permitir uma progressão de estádios de desenvolvimento.
Sendo assim, espera-se que o professor seja um mediador entre o indivíduo e os objectos devendo dinamizar, orientar e coordenar os processos de aprendizagem. Quando numa turma, nos aparece um caso complexo é pertinente considerar o desenvolvimento físico, cognitivo e social do aluno em questãoO aluno problemático é quase sempre proveniente de uma família disfuncional e de um contexto sociocultural desfavorecido. Temos que entender que o binómio hereditariedade/ meio é muito importante para que possamos conhecer o individuo e as suas estruturas cognitivas.
O contexto socioeconómico e sociocultural influenciam de forma directa o comportamento do ser humano. De acordo com o modelo transaccional, o individuo e o meio são partes integrantes de um sistema dinâmico. O individuo afecta o meio e recebe influência deste. Há que salientar a importância dos contextos imediatos: a escola, a família, e os vizinhos, analisados como sistemas dinâmicos. Na escola, a criança interage com os seus pares, a criança é vista como um microssistema. Também é relevante a relação entre a família e a escola, estamos no âmbito do mesossitema O local de trabalho dos pais também influencia a criança. Cada vez mais se nota o “peso” dos mass-média na formação do indivíduo, isso é um exossistema As políticas governamentais também intervêm no sistema educativo e por vezes fragilizam-no, está aqui subjacente a ideia de macrossistema. Todos sabemos que o processo educativo é por excelência um espaço de interacções, como já referi anteriormente, a criança vai interagir com os seus pares e com os adultos. As formas duradouras de interacção estão intimamente ligadas aos processos proximais. Exemplo disso são as relações entre os pais e a criança e as relações que as crianças estabelecem com outras crianças. De acordo com o modelo ecológico de Bronfreenbrenner a interacção tem que acontecer numa base regular em longos períodos de tempo.
Por exemplo, um docente que esteja muitos anos numa escola vai conhecer melhor os seus alunos e poder trabalhar melhor com eles. Dai como todos já sabemos é primordial a estabilidade do corpo docente de forma a que possa haver confiança mútua e reciprocidade entre professores e alunos. Pois é necessário despender muito tempo para que estes intervenientes no processo educativo se conheçam devidamente.Também considerei importante para a prática educativa , a análise das etapas do desenvolvimento cognitivo, pude constatar que apesar de trabalhar com adolescentes, do ponto de vista cognitivo, há uma discrepância enorme, como eu já imaginava, entre a idade mental e a idade cronológica, as crianças com NEE que eu tenho vindo a acompanhar não conseguem sequenciar uma história, o pensamento é governado pela aparência e não pela necessidade lógica. Desta forma isto pode nos auxiliar a arranjar estratégias mais diversificadas para chegar até estes alunos e motivá-los. Também achei importante saber que as crianças que apresentam dificuldade em exprimir-se adequadamente, podem ter tendência a desencadear um comportamento agressivo.Penso que as crianças com dificuldades de aprendizagem ou com distúrbios hiperactivos, por vezes perturbam o bom funcionamento das aulas porque não conseguem estar concentradas, e querem que lhes dêem atenção. É importante conversar com eles e incutir-lhes confiança, atribuindo-lhes tarefas simples que eles sejam capazes de realizar de forma a que se sintam verdadeiramente integrados.
Professora Arminda Lemos

1 comentário:

  1. Do ponto de vista da Psicologia, o seu texto está mesmo muito muito confuso... e incorrecto em muitos aspectos....confesso!

    Mas ainda bem que se interessa pelo assunto.

    Eduardo Sá

    ResponderEliminar