Concurso"Conheço um escritor"

A Revista Visão Júnior, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o concurso "Conheço um escritor", aberto a todos os alunos do Ensino Básico, do 1º ao 9º Anos de escolaridade.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
Esta iniciativa tem como objectivos estimular o gosto pela leitura, desenvolver o interesse pelos livros, conhecer escritores portugueses e as suas obras e permitir uma maior aproximação entre os autores e os leitores.
O concurso Conheço um escritor poderá contribuir para a dinamização das actividades das Bibliotecas Escolares, ao propor aos alunos a leitura de livros de autores de literatura infantil e juvenil e, em simultâneo, a realização de trabalhos a partir de um livro lido ou da vida e obra de um escritor.
A iniciativa terá início no mês de Janeiro de 2011 e irá decorrer ao longo de todo o ano - Janeiro a Dezembro (com interrupção, apenas, no mês de Agosto).
Todos os meses, a partir de Janeiro, a Revista Visão Júnior disponibilizará, no seu site, um cartaz para anunciar o escritor do mês.  Poderá ser feita na BE, a afixação desse cartaz .
Os alunos do ensino básico podem participar neste concurso, individualmente ou em grupo, através das seguintes modalidades de texto:
* Entrevista: envio mensal de perguntas sobre os aspectos considerados mais interessantes da actividade profissional e da vida pessoal do escritor indicado para esse mês; cada aluno, ou grupo de alunos, poderá enviar uma ou mais questões para o endereço escritoresjunior@impresa.pt.
Todos os meses serão seleccionados os três autores das perguntas consideradas mais pertinentes, para fazer pessoalmente uma entrevista ao escritor. A entrevista será realizada, sempre que possível, na sua casa ou no local onde costuma trabalhar e será publicada na Visão Júnior.
* Reconto, dramatização, texto biobibliográfico: os participantes poderão elaborar textos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o autor do mês - reconto ou dramatização de um livro ou de um excerto/ recolha de dados biobibliográficos sobre o escritor.
Todos os meses serão publicados os trabalhos seleccionados, na revista e no sítio da Visão Júnior. O prazo de entrega dos trabalhos será mensalmente anunciado pela revista Visão Júnior, no seu sítio.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html http://www.rbe.min-edu.pt/np4/887.html
 Venho  por este meio divulgar   esta iniciativa da Visão Júnior, do PNL e da RBE de forma a suscitar  o interesse dos alunos e professores, sobretudo os da disciplina de Língua Portuguesa, de modo a que todos os alunos que queiram participar possam ter o apoio necessário para elaborar os seus trabalhos.

 Prof. Arminda Mª Carvalho de O. M. Lemos
( Prof. Bibliotecária)

Coldplay - Christmas Lights

Actividades realizadas na BEgas- Soluções


Conto de Natal
1. A acção passa-se na época de Natal
2. Garrinchas era um velho mendigo
3. Tinha 75 anos
4. Tinha bom feitio, não se aborrecia com nada, estava acostumado às “tropelias” da vida.
5. Fazer ouvidos de mercador, significa não ligar nada, não atribuir importância ao que lhe dizem.
6. Contratempos: Garrinchas sentia-se cansado, estava atrasado, tinha que percorrer ainda uma grande distância,anoitecia cedo e como se não bastasse, começou a nevar.
7. Reagiu calmamente, não se aborreceu. Tinha bom feitio, estava acostumado à má sorte.
8. O autor com a expressão “Algodão em rama” refere-se à neve.
9. Passou o Natal na capela da Senhora dos Prazeres.
10. A sua ceia foi um pedaço de broa e uma fatia de febra.


Ficha de trabalho “ À Descoberta da BE”

Leitura individual
1. Resposta livre - Livro à escolha.
2. Escritor de Resende mais divulgado: Joaquim Correia Duarte.
3. Livros de medicina – etiquetas amarelas.
Leitura informal

1. Jornal de Notícias

Leitura recreativa

1. Resposta livre - Livro à escolha.
2. Na BE posso : ler, fazer pesquisas e trabalhos, ver filmes.
3. Colecção “ Uma aventura” ,  as autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Festa de Natal na Escola

Dia 17 de Dezembro, realizou-se na Escola a tradicional Festa de Natal.
A Festa constou de actividades diversificadas, designadamente,  contos e canções de Natal, música  variada, danças,   teatro etc.
Por volta da uma hora, teve lugar um almoço de confraternização entre professores e alunos, foi um convívio muito bom!
Foi um dia muito bem passado, apesar do frio que já é habitual nesta época, mas na Escola havia muito calor humano e boa disposição que fazia aquecer o ambiente.
Bem haja a todos pelo maravilhoso espectáculo que  nos proporcionaram
Aproveitamos para desejar um Santo Natal e um Novo Ano repleto de alegrias !

A Equipa da BEgas

Comemoração do Dia Mundial da Deficiência

Realizaram-se hoje, a partir das 14 horas,  no Pavilhão Municipal  de Resende, actividades físicas adaptadas. Este  evento  foi  planificado através da articulação entre o Projecto Educação para a Saúde e o Grupo de Educação Física.
Os alunos participantes puderam experimentar vários tipos de exercícios, com os olhos vendados, utilizando a cadeira de rodas para contornar obstáculos e jogarem voleibol sentados. Esta actividade insere-se  no âmbito  da comemoração do Dia Mundial  da  Deficiência e teve como principal objectivo consciencializar os alunos das dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência têm de enfrentar no  quotidiano.

 Professora Célia Sequeira

A Ceia de Natal

Cada povo comemora o Natal de uma maneira diferente, por isso, as comidas também diferem de região para região e de país para país.
 Em Portugal, o prato típico do Natal é o bacalhau com batatas e hortaliça, embora em algumas regiões do norte seja usual comer o polvo. O peru recheado é uma tradição que se estende a todo o país.  A doçaria também  é muito apreciada, destacando-se o bolo-rei,  as rabanadas, as filhós, os sonhos, a aletria, os mexidos, etc.
 Na Alemanha os pratos mais tradicionais são à base de carne de porco, incluindo enchidos, chouriços e salsichas.
 Nos Estados Unidos o peru também é tradicional e as rabanadas fazem a alegria das crianças.
 Na França  os pratos são à base de molhos brancos, com ervilhas e grãos.
 Na Itália não pode faltar o peru, as massas tradicionais e bom vinho tinto.
 No Brasil a tradição é o peru de Natal, o tender e o chester, bem como as frutas tropicais (abacaxi, melão, mangas, uvas, etc). O Brasil, como todos sabem, fica situado no hemisfério Sul e o Natal coincide com a época de Verão, por isso, muitas pessoas aproveitam para comemorar esta data na praia.

 Pesquisa efectuada pela Equipa da BEgas em:
www.portalis.co.pt/as-tradicoes-de-natal-em-todo-o-mundo/

A história da árvore de Natal

A história da árvore de Natal começou na Alemanha na Idade Média. Certo dia, Martinho Lutero estava a andar por uma floresta repleta de pinheiros, olhou  para o céu e viu-o coberto de centenas de estrelas brilhantes. Ficou tão fascinado que decidiu arranjar um pinheiro e colocar enfeites de Natal, para celebrar o nascimento do Menino Jesus.
 Muitos enfeites podem ser colocados na árvore de Natal, desde bolas coloridas, bonecos, luzes pisca-pisca que representam as estrelas e uma estrela no topo da árvore, que simboloza a estrela que guiou os reis magos até o local de nascimento de Jesus.

 Pesquisa efectuada pela Equipa da BEgas em:
www.portalis.co.pt/as-tradicoes-de-natal-em-todo-o-mundo/

Decoração da BEgas

 Os  alunos  do 7º E, Turma  PCA,  colocaram  na BE  uma árvore com sólidos geométricos, no âmbito da disciplina de Matemática, actividade essa dinamizada  pela Prof. Andrea Rego.
 Trata-se de um trabalho interessante, que tem em vista aquisição de  conhecimentos matemáticos numa prespectiva lúdica.
Assim, os alunos  aprendem  de forma criativa, que a  Matemática é realmente importante!

 A Equipa da BEgas

Eficiente ou Deficiente?

Dia internacional das pessoas com deficiência

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de proporcionar uma maior compreensão dos assuntos relacionados com esta temática e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas nesta situação.
É imprescindível a tomada de consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.
Todos devemos respeitar as pessoas com deficiência e promover a sua integração plena na sociedade. Nesse sentido vai ser exibido na BEgas um filme alusivo esta temática, assim como cartazes, um deles elaborado pelo nosso assíduo colaborador, João Pereira do 9º C, outro elaborado pelos alunos da Educação Especial, alusivo a esta temática.

 Prof. Arminda Lemos



Dia 1 de Dezembro: restauração da independência nacional

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640, contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da Dinastia Filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro.
A ideia de recuperar a independência era cada vez mais poderosa e a ela começaram a aderir todos os grupos sociais. Os Burgueses estavam muito desiludidos e empobrecidos com os ataques aos territórios portugueses e aos navios que transportavam os produtos que vinham dessas regiões. A concorrência dos Holandeses, Ingleses e Franceses diminuía-lhes o negócio e os lucros.
Os nobres descontentes viam os seus cargos ocupados pelos Espanhóis, tinham perdido privilégios, eram obrigados a alistar-se no exército espanhol e a suportar todas as despesas. Também eles empobreciam e era quase sempre desvalorizada a sua qualidade ou capacidade! A corte estava em Madrid e mesmo a principal gestão da governação do reino de Portugal, que era obrigatoriamente exigida de ser realizada "in loco", era entregue a nobres castelhanos e não portugueses. Estes últimos viram-se afastados da vida da corte e acabaram por se retirar para a província, onde viviam nos seus palácios ou casas senhoriais, para poderem sobreviver com alguma dignidade imposta pela sua classe social.
Portugal, na prática, era como se fosse uma província espanhola, governada de longe, sem qualquer preocupação com os interesses e necessidades das pessoas que cá viviam... Estas serviam para pagar impostos que ajudavam a custear as despesas do Império Espanhol que também já estava em declínio!
Foi então que um grupo de nobres,  cerca de 40, se começou a reunir, secretamente, procurando analisar a melhor forma de organizar uma revolta contra Filipe IV de Espanha. Uma revolta que pudesse ter êxito.
  Sendo assim, no dia 1 de Dezembro  de 1640, eclodiu por fim em Lisboa a revolta, imediatamente apoiada por muitas comunidades urbanas e concelhos rurais de todo o país, levando à instauração no trono de Portugal da Casa de Bragança, dando o poder reinante a D. João IV.
 Pesquisa efectuada  pela Equipa da BEgas na Wikipédia

Dia 1 de Dezembro: dia mundial da luta contra a SIDA.


A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente.
Este vírus, potencialmente mortal, surgiu no princípio da década de oitenta e já matou mais de vinte milhões de pessoas nos últimos vinte anos. Até hoje não foi possível encontrar nem a cura, nem uma vacina para o tratamento eficaz desta doença que afecta pessoas de todas as idades e de todos os continentes

Alguns sites úteis realacionados com este tema:

EDUSIDA Visão global de recursos práticos (2009) http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001584/158428por.pdf
A EDUSIDA é uma iniciativa da ONUSIDA dirigida pela UNESCO. Tem por objectivo a prevenção do alastramento do HIV através da educação, e a protecção das funções principais do sistema educacional contra os piores efeitos da epidemia.
OMS/WHO http://www.worldaidsday.org/ e http://www.worldaidscampaign.org/
Portal da Comissão Nacional (Portugal) http://www.sida.pt/

Liga Portuguesa Contra a SIDA http://www.ligacontrasida.org/

Associação Abraço http://www.abraco.org.pt/

 Pesquisa efectuada pela  Equipa da BEgas