Feira das Plantas


No dia 27 de Abril de 2011, realizou-se uma feira de plantas junto ao jardim da escola. Esta feira foi programada para assinalar a comemoração do Dia da Mãe. A variedade de plantas disponíveis foi bastante grande e havia plantas a preços bastantes acessíveis. O preço variou entre 75 cêntimos e 20 euros. Apesar da crise que o país atravessa, a adesão da comunidade escolar foi muito satisfatória.
As plantas são seres vivos sem os quais o homem não poderia viver, por isso há que promover atitudes como as de plantar plantas para podermos usufruir desse recurso biológico. As plantas fornecem-nos oxigénio, algumas fornecem-no alimento, outras permitem fabricar vestuário, mobiliário, papel e medicamentos.

A professora:

Célia Sequeira


25 de Abril: Dia da Liberdade

No dia 25 de Abril de 1974 rebentou uma grande Revolução em Lisboa levada a cabo por um grupo de militares conhecido como Movimento de Forças Armadas que derrubou o governo sem que para tal fosse necessário o derramamento de sangue.
Depois de muita dedicação e coragem deitou-se abaixo a Ditadura e implantou-se a Democracia.
Foi assim que se deu o 25 de Abril o dia da Liberdade.
Cravo: o símbolo da revolução.
No próprio dia da revolução, uma pastelaria na Baixa preparava-se para comemorar mais aniversário oferecendo flores a todos os clientes. A funcionária encarregada de comprá-las passou pelos militares e começou a distribuir os cravos vermelhos. Os soldados puseram-nos nos canos das espingardas. O cravo tornou-se a imagem da Revolução e o 25 de Abril ficou conhecido (pelo menos nos seus primeiros tempos) como a “Revolução dos cravos”.

 Prof. Arminda Lemos

Dia 23 de Abril: Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro. A comemoração desta data é muito importante pois pretende chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população.
Desta forma, vale a pena reflectir sobre estas frases de célebres pensadores:

“A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.”
René Descartes

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”
Francis Bacon

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry Thoreau

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”
André Maurois

 Por isso nunca se esqueça que um livro é um amigo, um companheiro, leve-o consigo para onde for! Quando estiver aborrecido (a) leia que isso passa!

 Prof. Arminda Lemos

Chegada dos primeiros monoblocos




Começaram ontem a chegar à Escola, os Monoblocos, ou contentores pré – fabricados, já aguardados com ansiedade, há muito tempo.
Foi um momento de grande entusiasmo, quando eles surgiram no nosso horizonte visual... Aos poucos e devagarinho lá foram impondo a sua presença, timidamente, pois perante os observadores tão atentos, digamos que estes módulos pré- fabricados, pareciam sentir-se constrangidos!
Claro que todos tivemos curiosidade em examiná-los,  pois serão estas as nossas futuras instalações, provisórias é claro, mas não há nada como irmos olhando para eles, para nos irmos adaptando!
 A BEgas já anda com as mudanças, os livros estão a sair das estantes, numa grande azáfama!
E no terceiro período lá estaremos, na nova casinha, ou  seja nos monoblocos...
Prof. Arminda Lemos

Feliz Páscoa

O segundo período chegou ao fim! A Semana Cultural terminou de forma apoteótica com o Sarau Gímnico, no Pavilhão Gimnodesportivo, que foi um momento único de grande beleza e criatividade! A Escola está de parabéns mais uma vez!
Além disso, vai entrar numa nova fase, numa fase de mudança, para outras instalações, para já são os monoblocos, aguardados com expectativa, mas depois uma nova escola surgirá e será virada uma página na sua história, rumo ao progresso e à inovação.
E para terminar, como estamos breve na Páscoa, aproveito para desejar a toda a comunidade Educativa, uma Páscoa muto feliz!

 Prof. Arminda Lemos

Feira do Livro na BEgas

  Termina hoje a Feira do Livro  que esteve na BE ao longo da semana. Esta actividade tem sido muito visitada  por alunos, professores,  funcionários  e toda a comunidade educativa.  Os livros são  de excelente qualidade e muito  diversificados.Aí ficam as imagens que dizem mais que mil palavras...


Semana Cultural: Hora do Conto na BEgas

 Realizou-se hoje na BE,  pelas 9, 10,  no âmbito  da semana cultural, a Hora do Conto.  Estiveram  presentes   as turmas  2º A e 10ºC.
Esta actividade foi dinamizada pela Prof. Inês em colaboração com a Prof. Sandrina. Foram lidos, entre outros, poemas de  Fernando Pessoa, assim  como  contos em Espanhol, pelos alunos do 8º A e do  10º C.
 Foi um evento  importante, tendo   em conta que  é preciso  motivar  para  a leitura e  elevando desta  forma   os índices de literacia. Nesse sentido, estes alunos  visitaram  ainda a Feira do Livro que está patente na BEgas durante  esta semana.

 A Equipa da BE

Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de Abril de 2011 comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objectivo impulsionar a luta contra a resistência antimicrobiana. É necessário implementar medidas para a sua prevenção e controlo.
Este dia vai ser assinalado na nossa escola através da exposição na biblioteca de livros e desdobráveis com conselhos para a prática de uma alimentação equilibrada. Vai também decorrer uma feira de produtos agrícolas, de sumos naturais e espetadas de frutas.

 Prof. Célia Almeida

Actividades da Semana Cultural: Desfile de Moda

 Realizou-se no Polivalente  da Escola, das 13, 30 às 14,55, um  Desfile de Moda.
 Esta actividade  contou  com  a participação do Curso Profissional de Animação  Sociocultural, em  colaboração com o Clube de Música, que  procedeu à apresentação  do seu Grupo Coral.
Estão de parabéns  todos aqueles  que dinamizaram este evento!
 A Equipa  da BE

Hat Parade /Three Collor Parade

Integrada na semana cultural,  decorreu hoje no Polivalente da Escola, das 10h às 12h, a actividade Hat Parade /Three collor Parade, promovida pelo grupo de Inglês, na qual participaram  os alunos da Disciplina de Inglês
O desfile foi muito original e criativo, poderei mesmo dizer um momento único na Escola. As vencedoras   foram três alunas do 9º C, estavam  muito engraçadas com chapéus coloridos,  com motivos alusivos à Páscoa.
Aí ficam as imagens, que valem mais que mil palavras!

 Prof. Arminda Lemos

Feira dos Minerais/Rochas e Fósseis: dia 6 e 7 de Abril

 No âmbito da semana cultural, está a decorrer hoje e amanhã na Escola, das 9 às 16,30 na sala 14,  a Feira de  Minerais. Esta  actividade é  dinamizada pelo grupo 520.
Venha  conhecer  o universo da Geologia e Paleontologia pelo contacto  de amostras de minerais , rochas  e fósseis  nas suas variadas formas.
Trata-se de  um evento interessante que todos devem visitar. Lá poderão ver e adquirir, fios, pulseiras, anéis originais, que até mudam de cor, assim como minerais diversificados a preços bastante acessíveis.
Aceite  a minha  sugestão, vá até à feira e disponha-se a comprar ou para si ou para oferecer como presente.

 Professora : Arminda  Lemos

Catálogo da BE em linha

Já podem consultar  o catálogo da BE, no site da RBE, na secção  "Catálogos/Catálogos das Escolas/DREN" , ou então para facilitar,  ir directamente  ao seguinte endereço:

http://212.55.143.29/bibliopac/bin/wxis.exe/bibliopac/?IsisScript=bibliopac/bin/bibliopac.xic&db=ESDEMONIZ&lang=P&start=cfg-dren

 Bom  trabalho!

 A Equipa da BE

Feira do Livro na BEgas

 Está  a decorrer na BEgas, ao longo da semana,  a feira do livro.
Trata-se de um evento muito importante, no âmbito da promoção da leitura e da divulgação de obras literárias.  Esta actividade  é  dinamizada pelo Departamento de Línguas e  conta com a colaboração da  Livraria Tecliber.  Há livros diversificados e com preços  acessiveis a todas as bolsas.
 Hoje das 13,30 às 15h vêm à  BE, visitar a feira do livro, as turmas do 7º B e 7º D.
 Não perca tempo!Visite a BEgas ainda hoje.

 A Equipa da BE

Livro do Mês: Abril de 2011

       
 Abel Botelho foi um escritor desta região do Douro, designadamente de Tabuaço. Escreveu de modo peculiar, retratou de forma realista os costumes, a corrupção e as imoralidades da sociedade do seu tempo.
Este estudo da sociedade portuguesa incluido na série “Patologia Social” iniciado pelo autor em 1891, pretendeu ser o exame exigente e científico dos males gerais que infestavam Portugal, sobretudo Lisboa, capital e centro urbano de maior prestígio. O primeiro é “Barão de Lavos” (1891), seguido de “O Livro de Alda” (1898), “Amanhã” (1901), “Fatal Dilema” (1907), “Próspero Fortuna” (1910). Além desses, deixou mais três romances: “Sem Remédio…” (1900), “Os Lázaros” (1904), e “Amor Crioulo” (incompleto e póstumo; seu título anterior era “Idílio Triste”; 1919) e o livro de contos “Mulheres da Beira” (1898; anteriormente haviam sido publicados no “Diário de Notícias”, entre 1895 e 1896). Tem uma obra vasta, digna de ser analisada.
Fatal Dilema é o quarto romance da série que Abel Botelho denominou Patologia Social, põe mais uma vez em cena personagens marcadas pela devassidão moral e pela corrupção, sejam elas agentes, como Albano, Heitor e Isabel, ou vítimas dessa corrupção, como Susana, que morre depois de presenciar o adultério da mãe, Isabel.
Nesta obra o autor consegue captar a nossa atenção, aumentando em cada capítulo o interesse pela leitura.
Uma obra a não perder!
Prof. Arminda Lemos