Dia 9 de Maio: Dia da Europa

 No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou,  em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa".
Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o Dia da Europa, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
 Sendo assim, para comemorar esta data,  os alunos  do 1º A, sob orientação da Professora Cristina Martins,  elaboraram alguns  cartazes  inerentes a desta temática,  cartazes esses que estão expostos na BEgas.


Pesquisa efectuada  em www.eurocid.pt/
 Prof. Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário