O cavaleiro da Dinamarca

O livro mais requisitado na BEgas, no mês de janeiro .
Obra recomendada no Programa de Português para o 3.° ciclo do ensino básico e indicada para leitura orientada na sala de aula.
  No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família. 
Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama.

 Retirado de www.wook.pt

Formação PORDATA

 Teve lugar hoje na Escola Secundária,  uma formação no âmbito da PORDATA/INE  em  parceria  com a RBE, que contou   a  presença da Dra. Teresa Cardoso , destinada aos alunos do 12º C.
 A formação  foi organizada  pela Biblioteca Escolar,  tendo em conta a utilização e rentabilização  de recursos tecnológicos , no sentido de melhorar a proficiência dos alunos no âmbito da elaboração de trabalhos académicos.  Participaram nesta  actividade a professora Cristina Martins  e a professora  Arminda Lemos, tendo em conta  articulação curricular  da Biblioteca com os conteúdos programáticos  a    abordar nas aulas. 
Inicialmente   a formadora informou os  alunos  no que concerne ao site  da PORDATA WWW.PORDATA.PT e à sua utilização para   a elaboração de trabalhos. Referiu ainda o concurso  RBE/ PORDATA  e o prazo para a apresentação de trabalhos. Estas informações estão todas disponíveis na Biblioteca.Foram ainda analisados dados deste site, o funcionamento  do mesmo   e a apresentação de  informação no âmbito de temas subtemas  e quadros referentes às várias  temáticas. Os dados do INE podem ser todos consultados neste site. Posteriormente foram analisados gráficos que  são úteis na elaboração de trabalhos dos alunos, designadamente no âmbito de conteúdos programáticos inerentes às actividades económicas e referentes à área curricular destes alunos.
Foi uma actividade profícua e os alunos mostraram-se interessados e  bastante colaborantes.
 Logo que possível serão aqui publicadas  fotos desta atividade!
 Prof. Arminda Lemos 

Sessão de Caminhos Trilhados


Ontem, dia 27 de janeiro, ocorreu na BEgas mais uma sessão de Caminhos Trilhados. Desta vez contou com a presença da cantora Ilda Magalhães que deu uma palestra sobre o seu percurso pessoal e profissional.
Chama-se Ilda Magalhães, tem 23 anos, nasceu no início da década de 90, em Resende, mas o Curso de Design e Multimédia, leva-a a passar grande parte do tempo na Covilhã, onde estuda na Universidade da Beira Interior. A par com a vida de estudante, com o design e a multimédia e certamente muitas outras coisas, tem o gosto pela música e faz também da música uma maneira de viver. Desde 2006 que integra a “Banda SINopse”, reconhecida em Resende e na Região, mas, no final de 2012, decidiu lançar-se a solo.
Os alunos gostaram muito deste momento, mostrando interesse em conhecer o seu percurso questionando-a sobre algumas situações da sua vida.
Mais uma tarde interessante e um exemplo a seguir….

 Prof. Amália  Bento

Fórum Permanente- 3ª sessão


No dia 23 de janeiro,   realizou-se  na BEgas -se a 3ª sessão do Fórum Permanente.
 Esta sessão  teve como tema "Receitas de peixe", tema explorado no âmbito do Projeto Comenius, e  foi dinamizada pelas alunas Carmélia Fonseca e Maria Francisca Pinto, da turma E, do oitavo ano de escolaridade.
A dinamização desta sessão  foi  destinada à Comunidade Escolar.
Foi uma actividade muito interessante!
Estão de parabéns todos os que tornaram possível a  realização deste  evento!
Logo que seja possível serão aqui  publicadas fotos do evento!

 Prof. Arminda Lemos

Exposição de Rosas dos Ventos


Como já vem sendo habitual nesta escola, está  patente na  BEgas, ao longo desta semana,  uma exposição de Rosas  dos Ventos promovida   pelas docentes do grupo de Geografia, designadamente, Prof. Emília Matos  e Prof. Cláudia Coutinho .
Os  trabalhos ,elaborados pelos alunos  do 7º ano turmas A.B,C e D, revelam   grande imaginação e criatividade. Esta atividade proporcionou aos discentes, de forma lúdica, a aquisição de novas  competências e  conhecimentos.
  A exposição é bastante diversificada! Bem haja a todos  os que  se empenharam  nesta  atividade.
                                                                                           
  Prof. Arminda Lemos

Tardes da Matemática- A Matemática dos balões


Ontem, a tarde na BEgas  foi muito divertida e didática!
A convite dos professores de Matemática do Agrupamento de Escolas de Resende, os professores Carla Rentes, Liete Inácio e Luís Cardoso, da Sociedade Portuguesa de Matemática, proporcionaram uma tarde muito divertida e cheia de conhecimento na nossa BEgas. Através da técnica dos balões, os alunos perceberam o Teorema de Euler e construíram o seu próprio balão.

Foi mais uma tarde interessante e diferente na nossa BEgas!

Concurso «Ler é uma Festa».

 O Plano Nacional de Leitura em parceria com o Banco Popular vêm convidar as escolas a participarem no Concurso «Ler é uma Festa».
A abrangência e a diversidade de sentidos implicados na celebração de 800 anos de textos em língua portuguesa constituem inegavelmente um estímulo para a criatividade dos alunos e dos professores na promoção de festas da leitura originais. Espera-se que nestas celebrações se envolvam estruturas das comunidades locais que, em conjunto com as escolas, desenvolvam abordagens transversais, que cruzem saberes e projetos diversos.
As escolas (sede) poderão participar no Concurso «Ler é uma Festa!» com um trabalho por nível/ciclo de educação e de ensino. A inscrição deverá realizar-se através do preenchimento de um formulário próprio disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (SIPNL). Os trabalhos a apresentar a concurso serão enviados para o endereço pnlconcursos@gmail.com.

O vale do Douro e a rota do Românico


 Como todos sabemos as nossa região é rica no âmbito do património cultural.  Costumamos ver nas estradas,  placas alusivas à rota do românico.
Nesse sentido  torna-se imprescindível conhecer a relevância  desta temática. Nada como  fazermos uma abordagem histórica  no que concerne    a este estilo  de arquitetura. 
A expansão da arquitetura românica, em Portugal, coincide com o reinado de D. Afonso Henriques. Foi nesta época que se iniciaram as obras das Sés de Lisboa, de Coimbra e do Porto e que se construiu o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Sendo uma arquitetura predominantemente religiosa, o românico está muito relacionado com a organização eclesiástica diocesana e paroquial e com os mosteiros das várias ordens monásticas, fundados ou reconstruídos nos séculos XII e XIII.
Em Portugal a arquitetura românica concentra-se, essencialmente, no Noroeste e no Centro, sendo contemporânea do período em que se estrutura o seu habitat, com as freguesias e toda uma organização religiosa e próxima de aldeamentos.
A expansão do estilo românico não corresponde propriamente à Reconquista, mas antes à reorganização do território. As dioceses dividem-se em paróquias que têm, no Entre-Douro-e-Minho, uma rede muito densa.
Abrace a paisagem ímpar do Douro, desfrutando das memórias que acompanham a origem da nacionalidade. Pelos espelhos de água deste património único, encante-se com a imponência cénica dos monumentos que os contemplam.
 Aqui fica  a imagem do Mosteiro de Cárquere, obra de grande valor histórico-cultural  que está inserida neste estilo arquitetónico.
  Prof. Arminda Lemos

Concurso " Faça lá um poema"


 Por iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém, realiza-se, em 2014,o Concurso de Poesia FAÇA LÁ UM POEMA, cujo intuito é o de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia. O concurso dirige-se a todos os níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino ao  Secundário, decorre entre Janeiro e Março de 2014 e terá a sua Final no dia 22 de Março de 2014.
Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o DIA MUNDIAL DA POESIA em cujo Programa será integrada a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso Faça lá um Poema.

Para mais informações devem consultar o REGULAMENTO disponível em

Caminhos Trilhados

No dia 9 de janeiro, pelas 14h:15min, na Biblioteca da Escola Secundária Dom Egas Moniz,   foi dinamizada mais uma sessão de "Caminhos Trilhados".
Nesta sessão esteve presente o conhecido ator e encenador Paulo Duarte, da Companhia de Teatro Regional da Serra de Montemuro." A sessão foi  destinada aos alunos  do 10º ano, turmas  C e D   e ainda  o  11º A.
Esta atividade  teve como principal  objetivo  motivar os alunos no relançamento  de projetos de leitura e estudo, assim como conhecer outras dinâmicas que estimulem a partilha de saberes.
Foi uma atividade deveras interessante e os alunos  mostraram-se bastante entusiasmados.



 
 
 Prof. Arminda  Lemos.

O livro do mês - dezembro 2013


Este foi o livro mais requisitado na BEgas ao longo do mês de dezembro. Uma obra muito interessante! Conta-nos  a  história de um homem que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca, no Norte da Europa. Numa noite de Natal, durante a ceia, quando todos estavam juntos à volta da lareira, a comer e a contar histórias, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa, para discursar na gruta onde Jesus tinha nascido e que, dessa noite a um ano não estaria com eles. Prometeu que, dessa noite a dois anos, estariam juntos de novo. Na Primavera seguinte partiu e, levado por bons ventos, chegou muito antes do Natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus. Já de regresso à Dinamarca, uma tempestade violentíssima quase destruiu o barco em que viajava e ele teve que ficar em Itália. Aí, conheceu várias cidades (Ravena, Veneza, Florença, Génova) onde fez diversos amigos, como o Mercador de Veneza, que lhe contou a bela história de amor de Vanina e Guidobaldo. De Giotto e Dante, Pêro Dias... Após inúmeras aventuras, conseguiu chegar à floresta em que vivia, mas uma tempestade quase lhe provoca a morte. No entanto, anjos acendem pequenas estrelas no abeto que ficava em frente à sua casa, guiando-o até ao calor do seu lar e de sua família. Quando ele ia pela floresta pensou seguir o rio até sua casa mas não o encontrou. Este foi desviando-se mais para Norte até que lá ao longe viu uma luz que se destacava pela sua grandeza... Esta, era a luz de sua casa. O cavaleiro não sabia disto, mas ainda assim resolveu ir atrás da luz, encontrando a sua casa. É por essa razão que se enfeitam os pinheiros no Natal e essa é a grande história do cavaleiro da Dinamarca
Pesquisa efetuada em:
http://cavaleirodadinamarca-resumo.blogspot.pt/

Projeto partilha de leituras no facebook 10º A

No âmbito do Projeto " Partilha de leituras no facebook" que está a ser desenvolvido com os alunos do 10º A, com a orientação da Prof.  de Português  desta turma, Prof. Rosa de Fátima, em parceria com a Biblioteca Escolar , passo a divulgar as sugestões de leitura destes alunos.
Os comentários feitos  às obras analisadas, estão publicados  no facebook da Biblioteca em:

 www.facebook.com/bibliobegas.resende