A BEgas




O Futuro pertence àqueles que sabem como aprender
John Abbott

A biblioteca deve ser o espaço da escola onde o saber está acessível, de forma gratuita e agradável. Se a escola tem como finalidade a promoção do ensino-aprendizagem, o sucesso educativo e a capacidade de aprender ao longo da vida, é função da Biblioteca Escolar servir estes mesmos objectivos apoiando o currículo e as diversas literacias, sejam elas da leitura ou da informação.
A Biblioteca é, deste modo, o pulmão da Escola. O seu coração são os alunos e professores, que necessitam de oxigénio, dado pelas actividades, propostas, reflexão, momentos lúdicos que proporcionam e despertam aprendizagens atractivas, acolhedoras e acessíveis a todos sem medos e preconceitos.
A nossa Biblioteca sofreu alterações profundas no seu espaço. Com a entrada na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, de fria, escura, distante, limitadora passou a ser um cantinho quente, próximo, amigo, abrangente, ternurento. É certo que ainda falta a alma da Biblioteca, o seu fundo documental actualizado e renovado. Sem livros, ou outros documentos digitais e não livro, a Biblioteca não exerce a sua mais intima missão. Mas será por pouco tempo.Aí sim!...Poderemos passar os livros de mão em mão, deixar que a nossa mente sonhe, que o nosso espírito cresça, conhecer diferentes mundos, permitir que o lápis deslize na folha criando novos saberes e inventar o futuro.
A BEgas, nome que carinhosamente colocamos à nossa Biblioteca, ousadamente cresce, porque existe o aluno, o professor, o funcionário, o encarregado de educação e o amigo que olha para aquele espaço como o seu, e deseja que ele se torne intimo, grande, útil, colaborativo, uma ferramenta indispensável na aprendizagem e na formação de homens e mulheres, leitores comprometidos com o mundo e a sociedade que nos envolve.
A BEgas espera por ti... vem visitar-nos, traz um amigo e uma proposta também...

José Fernando
Coordenador da BE






2 comentários:

  1. pois, muito trabalho, mas mereceu a pena

    ResponderEliminar
  2. A begas esta muito fixe e esta cada ves a melhorar mais...
    ASS: João Pereira

    ResponderEliminar