Mês de Outubro - Mês Internacional da Biblioteca



A Biblioteca Escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitam a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As Bibliotecas Escolares articulam-se com as redes de informação e de Bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da Unesco.
A equipa da Biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressas ou electrónicas, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
Aos utilizadores que por qualquer razão não possam utilizar os serviços e materiais comuns da biblioteca, devem ser disponibilizados materiais específicos, casos de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
O acesso aos serviços e fundos documentais deve orientar-se pela Declaração Universal dos Direitos e liberdades do Homem, aprovada pelas Nações Unidas, e não deverá ser sujeito a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa ou a pressões sociais.
Citando Isabel Veiga “ A biblioteca escolar deve ser um lugar onde todos encontrem registos de memória da escola e do seu meio envolvente. Cada biblioteca deverá tornar-se um núcleo de vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, para que os alunos se sintam num ambiente que lhes pertence e se habituem a considerar o livro e a informação como necessidades do dia – à – dia” (Veiga, 1997)
A Biblioteca Escolar é parte integrante do processo educativo.


Professora Arminda Lemos

2 comentários:

  1. Parabéns, a toda a equipa, pelo trabalho desenvolvido… a BEgas sempre activa e bonita… continuarei a acompanhar as novidades deste espaço de informação e divulgação…
    Bjs (saudades…)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez muito atenta a mossa BEGAS...obrigada pelo apoio..beijinhos..da func.Cristina

    ResponderEliminar