Dia 18 de Dezembro, realizou-se na escola a tradicional Festa de Natal. Foi um dia muito bem passado, apesar do frio que se fazia sentir lá fora, embora na Escola houvesse muito calor humano e boa disposição que fazia aquecer o ambiente.
Por volta da meia hora, teve lugar um almoço de confraternização entre professores e alunos, foi um convívio muito bom! Há também a referir que o almoço estava muito saboroso, por isso as cozinheiras estão também de parabéns!
A Festa constou de diversas actividades, designadamente, canções de Natal, várias peças de teatro e até um concerto de Natal pela Banda de S. Cipriano. Foi um momento único, inesquecível, de grande beleza, entusiasmo geral e animação. Alunos, professores e assistentes operacionais, envolvidos nestas actividades, estão de parabéns pelo dinamismo e criatividade inerentes às mesmas.
Bem haja a todos pelo maravilhoso espectáculo que proporcionaram a toda a Comunidade Educativa.
Aproveitamos para desejar um Santo Natal e um Novo Ano repleto de alegrias !

A Equipa da BEgas

Natal na BEgas


O Natal está a chegar! Época de paz e de amor! Tempo de confraternizar com a família e com os amigos! Aproveita esta altura para fazer umas leituras e para consultar o nosso blogue! Afinal de contas os livros também são nossos amigos !
Nesta quadra, vai estar exposto na BEgas um dossier com contos de Natal, e durante a festa de Natal, será aqui colocada uma caixinha, onde serão inseridas mensagens alusivas ao Natal, no âmbito do concurso “ A mais bela mensagem de Natal”.
Vem fazer-nos uma visita!
A equipa da BEgas aproveita para desejar a toda a Comunidade Educativa um Santo e Feliz Natal e um Novo ano repleto de prosperidade!

Dia internacional das pessoas com deficiência: 3 de Dezembro


O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de proporcionar uma maior compreensão dos assuntos relacionados com esta temática e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas nesta situação.
Todos devemos respeitar as pessoas com deficiência e incentivar a sua integração plena na sociedade. Nesse sentido, foi publicado livro que se encontra na BEgas, cujo título é “Aprender com as Lendas” trata-se de um projecto muito interessante coordenado pela Professora Marisa Marado, que consiste numa compilação de lendas, elaboradas pelos alunos do Ensino Especial com a colaboração dos docentes dessa área. É um livro que deve ser lido,pois representa um contributo importante dos nossos alunos no âmbito da investigação sobre o património cultural. Temos que acreditar que todos podemos ir mais além, mesmo aqueles que têm Necessidades Educativas Especiais, desde que sejam devidamente apoiados e que queiram dar o seu melhor!
É imprescindível a tomada de consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

A Equipa da BEgas

Dia 1 de Dezembro: dia mundial da SIDA.


No princípio da década de oitenta surgiu um novo vírus potencialmente mortal. Este vírus já matou mais de vinte milhões de pessoas nos últimos vinte anos e até hoje não foi possível encontrar nem a cura nem uma vacina para o tratamento eficaz desta doença que afecta pessoas de todas as idades e de todos os continentes.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente.


A Equipa da BEgas