Dia 1 de Dezembro: dia mundial da SIDA.


No princípio da década de oitenta surgiu um novo vírus potencialmente mortal. Este vírus já matou mais de vinte milhões de pessoas nos últimos vinte anos e até hoje não foi possível encontrar nem a cura nem uma vacina para o tratamento eficaz desta doença que afecta pessoas de todas as idades e de todos os continentes.
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente.


A Equipa da BEgas

Sem comentários:

Enviar um comentário