Postais de Natal


Os  alunos  das turmas  8º C e 8º E e a Prof.    Amália   colocaram hoje na BEgas  postais  de Natal no âmbito  da disciplina de Língua Portuguesa.
 Trata-se de uma atividade  que visa  promover a leitura de forma lúdica e criativa.
 Desde já a Equipa agradece a colaboração, porque apesar de estarmos  a mudar  para novas instalações ... Natal é sempre Natal  e fica sempre bem uma pequena decoração...
 Aí ficam as imagens!


Origem do Natal e o significado da comemoração





 Embora este ano a nossa BEgas não tenha decorações de Natal... não pensem que é devido à crise... mas sim porque andamos em mudanças para novas instalações...
 O Pai Natal  vai   nos dar um grande presente, uma  nova Biblioteca, espaçosa e linda! No entanto, não poderíamos esquecer  esta data tão importante e fazer-lhe referência no nosso  blogue.

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalícias  no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande relevância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

 Pesquisa efetuada em: http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: dia 3 de dezembro


O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.
O meio em que a pessoa está inserida, as barreiras e limitações nos espaços públicos e privados, nos meios de transporte e nos meios de comunicação, limitam as acessibilidades das pessoas com deficiência. Desconhecimento, preconceito e falta de vontade política impedem o pleno desenvolvimento do potencial dessas pessoas e sua autonomia. Assim, muitas ficam confinadas ao espaço doméstico, sem acesso à educação e à saúde.

Dia mundial da Sida: 1 de dezembro



O Dia mundial da Sida celebra-se a nível mundial a 1 de Dezembro, porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH em todo o mundo e todos os anos morrem 2 milhões de infectados.
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

Para se desenvolver a doença, o vírus precisa ter contacto com a circulação sanguínea. Portanto, o simples contacto com a pele não é suficiente para a transmissão da doença. A pele é o nosso principal organismo de defesa, funcionando como uma barreira , impedindo que germes do ambiente tenham acesso ao interior do nosso organismo. O simples contacto de sangue na pele não é suficiente para se contrair o HIV, contanto que a mesma esteja íntegra, ou seja, sem feridas.
 O melhor modo de prevenir o HIV é através de relações sexuais com preservativos.  Mas, mesmo assim, além do preservativo, evitar uma vida promíscua também é  importante. 
A presença concomitante de outra DST, como sífilis, herpes, gonorreia aumenta muito o risco de transmissão e contágio pelo HIV.

Pesquisa efetuada em: TRANSMISSÃO DO HIV | Como se transmite  AIDS? http://www.mdsaude.com/2009/01/transmissao-hiv-aids-sida.html#ixzz2E0VrbfPR

O livro do mês: dezembro 2012



                                DEWEI:   O gato que comoveu o mundo 
                               Autora: Vicki Myron

Nunca houve um gato como Dewey, nem nunca haverá. Era um gato especial, tinha magia. Este gato abandonado veio transformar a Biblioteca e tornou-se famoso. Foi motivo de orgulho  numa cidade rural. Tinha uma vivacidade enorme e  conquistou o coração de todos. O seu sexto sentido  fazia com que ajudasse quem  mais necessitava dele.
 Quando alguém entrava na "sua" biblioteca, na pequena cidade de Spencer, sabia exatamente se a pessoa precisava ou não de uma festinha, de um roçar de bigodes, de um colinho. Dewey transformou a vida a centenas de pessoas, e a sua fama foi crescendo. Começaram a chegar àquela vila perdida no interior dos Estados Unidos turistas, vindos de países tão distantes,  que apenas o queriam conhecer
 Uma história interessante a não perder!