Semana da leitura: encontro com escritores


Teve lugar hoje na BEgas, pelas 11h , um encontro com  o escritor e Pároco, Joaquim  Correia Duarte  que foi ,  professor   na EB 2 e é patrono da Biblioteca dessa escola.
Estiveram presentes as turmas do 9ºC,10º A e 11º B. Este evento está  inserido na semana da leitura em articulação  com a atividade “ Caminhos Trilhados.
  O   Padre Joaquim deixou-nos o seu testemunho  relativamente à forma  como lhe surgiu o gosto pela leitura e pela escrita.  Trata-se de um escritor com vários livros publicados, muitos deles fazem parte do fundo documental da nossa Biblioteca, destacando-se  as monografias de Resende obras muito utilizadas pelos nossos alunos para a elaboração de trabalhos. Referiu ainda as suas preferências literárias , mencionando as  poesias de Guerra Junqueiro como poesias de nítida clareza e sentimento  tal como “ a agua que brota da fonte” . Salientou Eça de Queirós e as suas obras designadamente os Maias e o Crime do Padre Amaro que têm como inspiração esta  região  de Resende
 Os alunos colocaram   diversas questões   ao  escritor,  às quais respondeu  de forma simpática e objetiva.
Este evento foi bastante produtivo, pois os alunos interagiram de forma profícua  na palestra.
Agradeço e  a todos aqueles que  tornaram possível  esta atividade: Direção, alunos e professores especialmente à Prof Rosa,   já nossa  habitual colaboradora.

 Prof Arminda Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário