EXPOSIÇÃO: "MÁSCARAS DE CARNAVAL"

Os alunos do 8ºD entraram nas brincadeiras de carnaval e criaram as suas próprias máscaras. Caracterizações muito divertidas e originais que demonstram o empenho dos discentes. Esta actividade foi realizada com a colaboração das professoras Carla Marisa, Ana Paula Caiado e Modesta.
A BEgas recebeu com muito agrado a exposição de máscaras do 8ºD. Parabéns pelos vossos trabalhos!

A professora Carla Marisa juntou aos trabalhos dos alunos a sua colecção particular de máscaras provenientes de vários países: Costa do Marfim, Camarões, África do Sul e Veneza.


CARNAVAL

Carnaval deriva do latim Carnem Levare ou Carnelevarium, significando abstinência de carne. Ocorre geralmente em países de religião católica, precedendo a Quaresma (Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura).

Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira (donde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines). Torres Vedras possui o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição. Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. Nos Açores, mais propriamente na ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailinhos de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflecte um estilo teatral bem ao jeito dos Autos Vicentinos.
Estas e outras curiosidades podem ser encontradas na nossa Biblioteca. A BEgas entrou na folia do Carnaval e fantasiou o espaço dedicado às exposições com curiosidades e máscaras de Carnaval.

SÃO VALENTIM

A BEgas sorriu ao Dia de São Valentim e decidiu dar uma ajuda aos corações mais apaixonados. Selecionou obras que abordavam a temática do amor e da amizade, algumas podes consultar na Biblioteca como por exemplo: "Os Meus Amores" de Trindade Coelho, "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, "Uma Aventura na Quinta das Lágrimas" de Ana Magalhães e Isabel Alçada, "Amor e Amizade" de Marie-José Auderset e Jean-Blaise Held, "Namorados e Amigos - O Meu Diário" de Kimberly Kirberger, "Os Primeiros Sentimentos Amorosos" de Anne Vaisman.

Outras sugestões foram apresentadas, como por exemplo: "O Diário da nossa Paixão" de Nicholas Sparks; "O Amor Além da Vida" de Richard Matheson, "Se o Cupido me desse uma Mãozinha!..." de Joan Bauer entre outras.

Como curiosidades foram divulgados exemplos de comemoração do Dia dos Namorados em vários países: No Japão, este dia é celebrado desde 1936 e tal como nós, a 14 de Fevereiro. É costume nesta data, serem as mulheres a declararem o seu amor aos companheiros. De facto, os giri choco ou chocolates de cortesia/obrigação, são já muito populares. Na Dinamarca, a tradição diz que devem ser enviadas flores prensadas umas às outras...

Também aprendemos um pouco da lenda do Cupido que "teve um grande amor, Psyché, e que se dedicou a unir os corações , por ele próprio ter tido grandes dificuldades em consumá-lo com a sua bela mortal."

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

NOVIDADES DA BIBLIOTECA

LIVROS:

Gao Xingjian, "Uma cana de pesca para o meu avô" (Prémio Nobel da Literatura) "Com imenso talento, subtileza e inteligência, Gao Xingjian percorre, nestes seis inesquecíveis contos, os lugares da infância, as alegrias simples do amor e da amizade, os dramas da rua e as tragédias vividas pela China. Sorrisos e lágrimas atravessam esta leitura, que nos deixa o belo e suave sabor da emoção. A revelação de um dos maiores escritores da actualidade."




José Saramago, "Memorial do Convento" (Prémio Nobel da Literatura)
"Era uma vez um rei que fez promessa de levantar um Convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morrer doido. Era uma vez."






António Mota, "Pedro Alecrim"
"Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo."






Frederico Lourenço, "A Odisseia de Homero" (adaptada para jovens) "Destinada a um público jovem, esta encantadora adaptação da Odisseia de Homero torna acessível aquele, a seguir à Bíblía, é o livro mais lido de todos os tempos. Nesta versão especialmente pensada para leitores jovens, Frederico Lourenço concilia a fluência narrativa com a fidelidade ao original, pretendendo não só despertar a curiosidade pela Antiguidade Clássica no público adolescente como estimular a competência dos jovens na própria língua portuguesa."



Maria Teresa Maia Gonzalez, "Sempre doTeu Lado"
"A vida de Guilherme, um adolescente de 12 anos, sofre mudanças significativas com o divórcio dos pais e a entrada na adolescência. Porém, um dia, chega à sua vida um amigo especial que lhe trará muitas alegrias e que nunca o abandonará. O seu nome é Félix. Guilherme e Félix tornam-se, então, companheiros inseparáveis..."





Anne Mccaffrey, "O Voo do Dragão"
"A segunda passagem da Estrela Vermelha está iminente e, uma vez mais, os temidos Fios caírão. Após dez longas Rotações, Lessa está preparada para sair do esconderijo, revindicar o seu direito de nascença...e impressionar a jovem rainha dragão, tornando-se a mulher do Weyer de Benden."







CD-ROM:



Programa Escolas 2º e 3º ciclo - Sociedade Ponto Verde, "Recicla"

EDP - Um Projecto Educativo, "Uma Missão Planetária"


Governo Civil do Distrito de Viseu, "Viseu: o Distrito num Click"


Universidade de Aveiro, "Biologia"


Instituto da Conservação da Natureza, "Parque Natural do Alvão"


Subprograma Norte de Portugal - Galiza, "Euro Região Século XXI . Vol. 1, 2, 3 e 4

ÁREA DE PROJECTO: "A NOSSA BIBLIOTECA"

O alunos do 7ºA, na disciplina de Área de Projecto, dinamizaram um conjunto de cartazes onde apresentam regras importantes a respeitar na Biblioteca e alguns conselhos a ter em conta.
A BEgas apresenta os trabalhos elaborados.


BIBLIOTECA:
aparece e experimenta!

Além de um óptimo ambiente de trabalho, estão à tua espera:
· Computadores;
· Livros;
· Televisor;
· Música;
· …

Também tens à tua disposição diversos professores que te podem auxiliar nos trabalhos e a resolver todas as dúvidas que tenhas.
Todos os alunos devem frequentar a biblioteca da escola.
A biblioteca é um excelente local de trabalho e de lazer.

Aparece, experimenta e vais ver que passas a ser utilizador habitual!


REGRAS DA BIBLIOTECA

1ª Deves deixar a tua mochila no teu cacifo.
2ª Tens que desligar o som do teu telemóvel.
3ª Respeita os que precisam de silêncio para estudar.
4ª Deixa o material organizado.
5ª Sempre que saíres deves desligar o computador.
6ª Deixa sempre o espaço limpo e arrumado.
7ª Antes de usares um computador da biblioteca deves passar pelo funcionário e inscrever-te.
8ª Tens que respeitar o que lá estiver.
9ª Podes usar a televisão da biblioteca para veres filmes, mas primeiro consulta o funcionário.
10ª Não podes ver filmes durante os intervalos.

Aparece!!!


A BIBLIOTECA

-A biblioteca é fixe!
-Queres ser fine? Então, vai à biblioteca!
-Não tens que fazer nos intervalos? Passa pela biblioteca e vais ver que é porreiro!
-Quem não vai à biblioteca é chanfradote (ou seja, tem chanfras)!
-Quem vai à biblioteca é que é fino!
-Se não gostas da biblioteca és um tótó!


ALGUNS CONSELHOS PARA
Quando fores à biblioteca:


Ø Entra de forma correcta e ordenada;
Ø Não converses;
Ø Deixa os livros conforme os encontrares ou entrega-os à funcionária;
Ø Não te esqueças de entregar os livros requisitados no dia proposto;
Ø Fala com educação para a pessoa responsável;
Ø Não risques nem danifiques os livros;
Ø Não faças ruídos estúpidos, para que os leitores se possam concentrar;
Ø Não deites lixo para o chão;
Ø Utiliza o material informático correctamente e só para trabalhos e pesquisas;
Ø Se não souberes do livro que procuras, deves pedir ajuda à funcionária ou ao professor que lá se encontre.
· Fica sabendo que existem livros na escola que não se encontram expostos na biblioteca, mas poderás ter acesso a eles se necessitares.

UMA PIADA: Não corras na biblioteca (o campo de jogos não é lá e o corta-mato também nunca passa por lá)!… he… he… he…

EXPOSIÇÃO: "DIA DA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS"

A BEgas recebeu a exposição relativa ao "Dia da não Violência nas Escolas", que se comemorou a 30 de Janeiro. A actividade foi dinamizada pela professora Célia (Projecto Educação para a Saúde).
No âmbito deste tema a BEgas recomendou as seguintes leituras: "Educação para a tolerância" do Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural - Ministério da Educação e "Práticas pedagógicas nas organizações escolares" de José Matias Alves.


LIVRO DO MÊS DE FEVEREIRO: "ÍNDIGO - O MISTÉRIO DO RAPAZ DE LUZ"

Porque todos gostamos das histórias de “Era uma vez…”, porque nos fazem ser crianças novamente, nos fazem despertar o nosso imaginário infantil, sugiro um livro de encantar: “Índigo” de Inês de Barros Baptista.

Depois de um incêndio destruir a sua aldeia, Índigo parte com a mãe em busca de um novo lugar para viverem os dois. Quando finalmente o encontram, os habitantes estranham a pele azulada deste menino que sabe falar a língua dos animais e das fadas, imitar o canto dos pássaros e subir aos ramos mais altos das árvores. A verdade é que a sua presença vai mudar profundamente cada um dos habitantes da aldeia. Índigo é confrontado com desafios inimagináveis.
Índigo é um menino alegre e bondoso que tem a capacidade de devolver a felicidade às pessoas, de acordar sentimentos puros, belos, carregados de magia. O mundo está cheio e magia, mas há muitas almas que dormem que ainda não sabem das magias que acontecem no mundo.

É uma história que nos desperta carinho, amizade, partilha, amor, alegria, … Com uma escrita suave e cativante leva-nos para um mundo de ternura e de afecto.

Leiam, escutem a mensagem que o livro transmite e ENCANTEM-SE!

A Professora,
Carla Pimentel

BEGAS PROMOVE O LIVRO E A LEITURA

À semelhança do ano anterior, as instalações renovadas da BEgas foram o lugar escolhido para a realização da Feira do Livro, que decorreu de 19 a 23 de Janeiro de 2008.
Esta actividade foi dinamizada pelos responsáveis da BEgas, em conjunto com o Departamento Curricular de Línguas, tendo os alunos a possibilidade de entrar em contacto com uma grande variedade de livros, o que contribuiu para o despertar do gosto pela leitura e pelo saber.
A temática escolhida para a Feira teve como título “No Aconchego do Livro”, tendo os promotores deste evento elaborado um marcador alusivo à temática para oferecerem a quem comprasse um livro.
A empresa Divulgação (comércio e promoção do livro) assegurou a entrega directa dos livros, fornecendo à escola livros das diferentes editoras recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, com o desconto especial de feira de 15%.
Os promotores desta actividade ficaram muito gratos com a participação de toda a comunidade educativa, reconhecendo que um número considerável de exemplares expostos foi vendido, tendo-se cumprido o seu objectivo primordial: promover o livro e a leitura.
Professor Loureiro