Livro do Mês (Novembro)



Recomendo este livro de Gabriel García Márquez porque nos faz pensar sobre o que é a sociedade de hoje em dia, como a comunidade se comporta, quando se sabe que algo de mal vai acontecer a alguém que conhecem, mas não ajudam porque têm “telhados de vidro”.

Logo de inicio o autor do livro anuncia-nos a morte de Santiago Nasar, já sabemos que isso é certo, mas essa revelação em nada diminui a curiosidade da sua leitura.

A história foca-se numa pequena cidade da Colômbia. Todos se preparam para o casamento entre Bayardo San Roman e Ângela Vicário, mas durante a cerimónia descobre-se que Ângela Vicário não era virgem, facto que a desonrava. Quando a noiva é devolvida a casa dos pais, a mãe esbofeteia-a até ela confessar que foi Santiago Nasar que a desonrou. Pedro e Pablo Vicário, irmãos de Ângela Vicário, vão à procura de Santiago Nasar para o matar.

O mistério do livro é quem desonrou Ângela Vicário, visto que ela mentiu para proteger alguém que ela amava.

A Equipa da BEgas agradece a colaboração da aluna Stephanie Soares Coutinho, do 11ºA, Nº 21, pela sugestão disponibilizada no que concerne ao livro do mês e aproveita a oportunidade para convidar todos os leitores a procederem da mesma forma, emitindo o seu parecer, no próximos meses, sobre os livros que já leram.

Dia 30 de Outubro: Halloween

No dia 30 de Outubro, comemora-se na Escola o dia do Halloween.
Este costume tem origem na tradição celta, que marcava a época das colheitas, o fim do verão e o início das actividades de Inverno.
A noite de Halloween era considerada uma noite mágica, um momento de transição, quando os mortos chamavam os vivos e as criaturas sobrenaturais coexistiam com os seres humanos.
A BEgas resolveu também colaborar e “vestiu-se a rigor” num momento único, assustador e mágico!

A Equipa da BEgas.

Dia 26 de Outubro: Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Tal como é designado pelo Manifesto da IFLA/UNESCO, a Biblioteca Escolar deve desenvolver nos alunos competências a nível de aprendizagem, tecnologias de informação e literacia que lhes estimule a imaginação e que permita formar cidadãos responsáveis.
A Biblioteca deve ser um espaço físico agradável e confortável. Parafraseando Henri Miller (1987)” Sentar-se e desfrutar a leitura de uma obra é como ocupar um lugar no paraíso”.
“ A Biblioteca Escolar existe numa tentativa de aproximar o aluno do livro e o livro do aluno, numa relação de permanente dialéctica e complementaridade do livro como fonte do conhecimento e do prazer.” (Gama, 2001, p 718)
A Biblioteca Escolar é um espaço privilegiado no âmbito da promoção da leitura. Tem por objectivo fazer leitores, proporcionando-lhes uma grande variedade de textos e momentos de partilha e reflexão. Deve contribuir para o melhor uso das informações e das aprendizagens, servindo de reforço ao trabalho pedagógico, recorrendo a estratégias diversificadas, estreitando e desenvolvendo as relações com a sala de aulas.
A BEgas não podia esquecer data tão importante, desta forma contou com a preciosa colaboração dos alunos do 9º Ano, turma A, que procederam à dinamização da leitura do Conto “A Aia” de Eça de Queiroz. A Dra. Ana Pinto, Bibliotecária Municipal, disponibilizou-se para participar nestas actividades e fez também uma interessante palestra sobre a História do Livro e das Bibliotecas. Estiveram presentes alguns encarregados de educação.
Ainda neste âmbito, está disponível na BEgas um jogo alusivo a este dia, para que todos os interessados possam jogar e descobrir como funciona a Biblioteca.

Arminda Lemos

( Professora Bibliotecária)

Dia 16 de Outubro: Dia da Alimentação


No dia 16 de Outubro comemora-se o dia da alimentação. Foram afixados na Biblioteca cartazes alusivos a esta data e distribuidos aos alunos desdobráveis com informação referente a esta temática. Esta exposição foi promovida pela Professora Célia Sequeira e contou com a colaboração dos alunos do 9º ano.
A Professora Marisa Rebelo e a turma do 7ºE distribuiram panfletos sobre a alimentação por toda a comunidade educativa.
Os especialistas consideram que a chave para uma alimentação racional baseia-se no equilíbrio e na moderação.
É imprescindível que todos tenhamos em conta que uma alimentação equilibrada contribui decisivamente para a promoção de uma vida saudável, sendo assim, “Saber comer é saber viver”

A Equipa da BEgas

Dia da Escola: Dia 13 de Outubro


A Escola está em festa, celebra hoje o seu aniversário. É ainda jovem, pois completa a bonita idade de 22 anos.
No âmbito desta comemoração, estão a decorrer na escola diversas actividades, nomeadamente jogo de voleibol, torneio de Abertura do Desporto Escolar, projecção do vídeo “ Distúrbios Alimentares”e actuação do Grupo Musical da Escola.
Ao longo do dia, haverá uma feira de produtos agrícolas, uma exposição “Universidade Júnior”, assim como a venda de sandes saudáveis no bufete e ainda tendo em conta o Projecto Educação para a Saúde, uma exposição sobre o dia Mundial da Alimentação que está patente na Biblioteca.
Pelas 19h, haverá ainda um jantar de homenagem ao Professor Gabriel que foi Presidente do Conselho Executivo desta Escola durante muitos anos, designadamente desde a sua abertura.
A Equipa da BEgas não podia esquecer data tão importante.


Mês de Outubro - Mês Internacional da Biblioteca



A Biblioteca Escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitam a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. As Bibliotecas Escolares articulam-se com as redes de informação e de Bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da Unesco.
A equipa da Biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação, desde obras de ficção a obras de referência, impressas ou electrónicas, presenciais ou remotas. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
Aos utilizadores que por qualquer razão não possam utilizar os serviços e materiais comuns da biblioteca, devem ser disponibilizados materiais específicos, casos de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
O acesso aos serviços e fundos documentais deve orientar-se pela Declaração Universal dos Direitos e liberdades do Homem, aprovada pelas Nações Unidas, e não deverá ser sujeito a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa ou a pressões sociais.
Citando Isabel Veiga “ A biblioteca escolar deve ser um lugar onde todos encontrem registos de memória da escola e do seu meio envolvente. Cada biblioteca deverá tornar-se um núcleo de vida da escola, atraente, acolhedor e estimulante, para que os alunos se sintam num ambiente que lhes pertence e se habituem a considerar o livro e a informação como necessidades do dia – à – dia” (Veiga, 1997)
A Biblioteca Escolar é parte integrante do processo educativo.


Professora Arminda Lemos

5 de Outubro - Implantação da República














Em 5 de Outubro de 1910, foi implantada a república portuguesa. A República foi proclamada nos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.
O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente da República Portuguesa Manuel de Arriaga.
A BEgas não podia esquecer dia tão importante e resolveu fazer uma exposição alusiva à data, onde está inserida uma lista com o nome de todos os Presidentes da República Portuguesa, para que os mais jovens, regressem ao passado e conheçam estes vultos da nossa história.


A Equipa da BEgas

Dia Internacional do Professor - Dia 5 de Outubro


Comemorou-se ontem dia 5 de Outubro, o dia Internacional do Professor. É uma data digna de se fazer referência.
Todos nós recordámos os nossos professores, alguns foram mais do que simples docentes, foram uns companheiros, uns verdadeiros amigos. Ensinaram-nos com empenho e dedicação!

A Equipa da BEgas

Bibliopaper- Correcção

_____
Bibliop@per


1- Requisições:
• Qual o número de obras que é possível requisitar? Duas obras

• Durante quantos dias podes requisitar um livro para consultares/leres em casa? Oito dias
• Se não leres o livro todo, é possível renovar a requisição? Sim

2- Qual é a editora do livro “ Sempre do teu lado”? Editora Verbo

3- Qual a editora da colecção “Pintar e Desenhar”? Editora Alfa

4- Quais são as autoras da colecção “ Uma aventura…”’? Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

5- Qual a estante onde encontras a obra “ História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” de Luís Sepúlveda? Estante oito - Literatura Portuguesa

6- Por quantos volumes é constituída a “Grande Enciclopédia Luso - Brasileira”? 23 volumes

7 - Qual o país que é referido na página 530 da “ Enciclopédia Geográfica” das Selecções do Readers Digest? Portugal
8- Procura e transcreve o significado da palavra “ leitura” no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora ( 6.ª edição)

Acto ou efeito de ler; o que se lê; arte de ler; conhecimentos adquiridos pela leitura.

9.Indica o nome de dois CD´s, que encontras nesta biblioteca . Resposta livre
10- Refere o nome dos dois jornais diários presentes neste espaço.
Jornal de Notícias e o Jogo

Dia 1 de Outubro – Dia Nacional da Água




“Todos nós dependemos da água. Agora a água também dependerá de nós, das nossas atitudes e comportamentos”
A BEgas não poderia ficar indiferente a esta data, por isso realizou uma exposição com trabalhos de alunos que pesquisaram sobre este tema.
Obrigada a todos, professores e alunos pela colaboração! Contamos sempre com a vossa participação!

A equipa da BEgas

Dia 1 de Outubro: Dia Internacional do idoso

No dia 1 de Outubro comemora-se o 19º aniversário do Dia Internacional do Idoso.
Sendo a vida humana um projecto, devemos valorizar cada etapa, como momento de evolução. Envelhecer significa procurar um sentido para esta caminhada que é a vida. A terceira idade é “ um cofre de experiências acumuladas ao longo da vida”. O futuro é um tesouro que continua à disposição de todos.
É necessário cultivar a arte de envelhecer e respeitar a terceira idade. Todos países deveriam cuidar bem dos seus idosos para que todos tivessem uma melhor qualidade de vida.
Segundo estudos no âmbito da estatística, o número de idosos tem aumentado, em particular o grupo com 80 e mais anos. Na sua maioria (58,2%), os idosos são mulheres. Nos próximos 25 anos o número de idosos poderá mais do que duplicar o número de jovens. A maioria dos idosos vive com o cônjuge. Cerca de um quarto dos indivíduos dos 50 aos 69 anos de idade e que deixaram o último emprego trabalharam durante 40 a 44 anos, sendo o limite de idade de reforma obrigatória a principal razão para a reforma. 62% dos indivíduos entre os 50 e 69 anos - com pensão de reforma ou que, não recebendo, tinham direito a ela - apontaram como motivo principal para continuar a trabalhar a necessidade de ter um rendimento familiar suficiente.A proporção de idosos que utilizam computador e Internet tem vindo a aumentar.
Alguns dos nossos alunos da turma do 10ºD do curso de Animador socio-cultural,vestiram-se a rigor e brincaram para comemorarem este dia.

A equipa da BEgas


1 de Outubro - Dia Mundial da Música



“ A música penetra no mais fundo da Alma humana ”
Não importa procurar definir o que é, porque para cada um de nós a Música é sempre alguma coisa. Diferente dum esquimó para um filarmónico português, é certo, mas permitindo a comunicação entre cristão e muçulmanos, africanos e americanos, profissionais e amadores, crianças e avós.
Mesmo em povos para os quais não existe a palavra Música, e são muitos, tal é o lugar indissociável que tem nas funções que lhes dão o nome, estrutura muitos dos rituais comunitários e atravessa todo o sistema educativo. Porquê educar pela e com a Música? Platão, muito antes de qualquer técnica de marketing ou investigação musicoterapeutica, responde de forma simples: Porque a Música penetra mais fundo na alma humana.


Equipa da BEgas

Visita guiada à Biblioteca para alunos do 7º ano




Realizou-se ao longo destas duas últimas semanas, uma visita guiada à BEgas para os alunos do 7º ano.
O objectivo desta visita é dinamizar a Biblioteca, torná-la um espaço vivo, dinâmico e agradável e não “um depósito de livros”. É imprescindível inserir os alunos no espaço da Biblioteca, ensiná-los a pesquisar motivando-os para a leitura, porque os livros são “ uns amigos que nos acompanham ao longo da nossa vida”.
Sendo assim, a motivação para a leitura é o nosso objectivo primordial, pois como alguém disse um dia : “O verbo Ler e o verbo Amar não utilizam imperativos”.

Prof. Arminda Lemos

Livro do Mês(Outubro)

Uma Questão de Honra

Autor: Jeffrey Archer

Eu recomendo a leitura deste livro, porque é uma história para todas as idades que surpreende até à última página, envolve mistério e muita acção.
A história gira em torno de Adam Scott, que vê a sua vida mudar bruscamente após abrir uma carta que seu pai lhe deixou em testamento. Carta essa que lhe irá causar muito sofrimento, mas que no final valerá a pena.
A história retrata também a dor de perder alguém que se ama, a importância da amizade na vida de uma pessoa, confrontos entre vários países e sobretudo a necessidade de recuperar a honra perdida injustamente.
Quem iniciar a leitura deste livro vai ficar agarrado a ele até ao virar da última página e tenho a certeza que vai gostar tanto como eu.

Aluna: Liliana Almeida do 11ºA