Postais de Natal


Os  alunos  das turmas  8º C e 8º E e a Prof.    Amália   colocaram hoje na BEgas  postais  de Natal no âmbito  da disciplina de Língua Portuguesa.
 Trata-se de uma atividade  que visa  promover a leitura de forma lúdica e criativa.
 Desde já a Equipa agradece a colaboração, porque apesar de estarmos  a mudar  para novas instalações ... Natal é sempre Natal  e fica sempre bem uma pequena decoração...
 Aí ficam as imagens!


Origem do Natal e o significado da comemoração





 Embora este ano a nossa BEgas não tenha decorações de Natal... não pensem que é devido à crise... mas sim porque andamos em mudanças para novas instalações...
 O Pai Natal  vai   nos dar um grande presente, uma  nova Biblioteca, espaçosa e linda! No entanto, não poderíamos esquecer  esta data tão importante e fazer-lhe referência no nosso  blogue.

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalícias  no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande relevância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

 Pesquisa efetuada em: http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: dia 3 de dezembro


O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.
O meio em que a pessoa está inserida, as barreiras e limitações nos espaços públicos e privados, nos meios de transporte e nos meios de comunicação, limitam as acessibilidades das pessoas com deficiência. Desconhecimento, preconceito e falta de vontade política impedem o pleno desenvolvimento do potencial dessas pessoas e sua autonomia. Assim, muitas ficam confinadas ao espaço doméstico, sem acesso à educação e à saúde.

Dia mundial da Sida: 1 de dezembro



O Dia mundial da Sida celebra-se a nível mundial a 1 de Dezembro, porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado a 1 de Dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infectadas com o VIH em todo o mundo e todos os anos morrem 2 milhões de infectados.
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

Para se desenvolver a doença, o vírus precisa ter contacto com a circulação sanguínea. Portanto, o simples contacto com a pele não é suficiente para a transmissão da doença. A pele é o nosso principal organismo de defesa, funcionando como uma barreira , impedindo que germes do ambiente tenham acesso ao interior do nosso organismo. O simples contacto de sangue na pele não é suficiente para se contrair o HIV, contanto que a mesma esteja íntegra, ou seja, sem feridas.
 O melhor modo de prevenir o HIV é através de relações sexuais com preservativos.  Mas, mesmo assim, além do preservativo, evitar uma vida promíscua também é  importante. 
A presença concomitante de outra DST, como sífilis, herpes, gonorreia aumenta muito o risco de transmissão e contágio pelo HIV.

Pesquisa efetuada em: TRANSMISSÃO DO HIV | Como se transmite  AIDS? http://www.mdsaude.com/2009/01/transmissao-hiv-aids-sida.html#ixzz2E0VrbfPR

O livro do mês: dezembro 2012



                                DEWEI:   O gato que comoveu o mundo 
                               Autora: Vicki Myron

Nunca houve um gato como Dewey, nem nunca haverá. Era um gato especial, tinha magia. Este gato abandonado veio transformar a Biblioteca e tornou-se famoso. Foi motivo de orgulho  numa cidade rural. Tinha uma vivacidade enorme e  conquistou o coração de todos. O seu sexto sentido  fazia com que ajudasse quem  mais necessitava dele.
 Quando alguém entrava na "sua" biblioteca, na pequena cidade de Spencer, sabia exatamente se a pessoa precisava ou não de uma festinha, de um roçar de bigodes, de um colinho. Dewey transformou a vida a centenas de pessoas, e a sua fama foi crescendo. Começaram a chegar àquela vila perdida no interior dos Estados Unidos turistas, vindos de países tão distantes,  que apenas o queriam conhecer
 Uma história interessante a não perder!


“ A Menina do Mar” na BEgas

Os  alunos do 9º D  colocaram na BEgas  um pequeno dossier com desenhos alusivos à obra  “ A Menina do Mar”. 
Os alunos leram  a obra e fizeram os desenhos  relativos  aos textos da  história.  Trata-se de um trabalho interessante que todos podem  analisar  na Biblioteca .
   

Isometrias na BEgas

Mais uma vez temos na BEgas  isometrias. Esta exposição é promovida pela disciplina de Matemática, e vem comprovar que esta disciplina afinal pode ser muito interessante para os alunos, pois todos participaram  com entusiasmo nesta atividade.
Os alunos do 8º E  estiveram na BEgas e colocaram os seus trabalhos no âmbito desta temática.
Isometrias são aplicações que transformam uma figura geométrica numa outra, geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distâncias entre os pontos e a amplitude dos ângulos.
A BEgas agradece aos alunos do 8º E e à Prof. Andrea Rego, já nossa habitual colaboradora!
 Logo que possível serão disponibilizdas fotos desta atividade!
 Prof. Arminda Lemos

Dia 17 de novembro: Dia do não fumador


O hábito de fumar (tabagismo),acto voluntário de inalar o fumo do tabaco, independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
O tabaco  provoca inúmeros malefícios, todos o sabemos, porém muitos  continuam  a fumar , sem pensarem nas consequências  deste ato. Quando reparam no mal que fizeram a si próprios durante uma vida inteira já é tarde de mais! A situação é irrevogável!
 Evite fumar, pois este  vício , como todos os outros, escraviza, aliena e tira a liberdade, devemos ter cuidado porque a saúde é o tesouro mais precioso que possuímos.
Preocupados com esta problemática, os alunos do  9º ano Turma E  e a Professora Anabela Rebelo expuseram na BEgas trabalhos alusivos a esta data.

Dia 16 de novembro: Dia Nacional do Mar


Dia 16 de Novembro é o dia Nacional do Mar. Trata-se de uma data muito importante que já é tradição ser comemorada nesta escola. Quem não se recorda da “linda peixeira” de olhos azuis sonhadores, que estava na antiga  BEgas?!
Agora, apesar da falta de espaço, não faltou a boa vontade e mais uma vez a Professora Maria de Deus, a Professora Orísia e os alunos do 9ºano, turma D,  não esqueceram a data e organizaram uma exposição alusiva a esta temática, no âmbito do programa Eco-Escolas, promovendo desta forma a articulação do trabalho da BEgas com os Departamentos Curriculares. Os alunos do 9º D  fizeram também na aula da Prof Orísia  tapetes para  colocar os ratos dos computadores.Estes  tapetes foram colocados nos vários espaços  da Escola. Trata-se de um trabalho que   demonstra a criatividade de alunos e professores que se envolveram nesta tarefa!
Bem haja a todos pelo bom desempenho nesta atividade!


Recordando Saramago



Nasceu   na Golegã, Azinhaga, 16 de Novembro de 1922 ,completava hoje  90 anos se estivesse entre nós! Foi um grande vulto da cultura portuguesa, nunca poderemos esquecer  a sua obra: escritor ,argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta .
Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.
O seu livro, Ensaio sobre a Cegueira, foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, teve grande sucesso. A sua forma realista de escrever , considerada polémica por alguns, conseguiu cativar muitos pela sua  objetividade nas descrições, o seu entusiasmo e   vivacidade.
Faleceu  em Lanzarote, 18 de Junho de 2010 e deixou-nos uma grande obra!


" Curral de moinas": um noticiário a não perder!


Os alunos do 11º B fizeram na BEgas durante o intervalo das 15h um espetáculo muito criativo que consistiu na recriação das notícias bastante divertidas de "curral de moinas”. Estes jovens puseram a sua imaginação a funcionar e elaboraram um texto deveras engraçado, interpretado de forma viva e expressiva! A BEgas em pouco tempo ficou repleta, pois todos queriam ouvir tais notícias, o pessoal riu à brava com tanta animação e paródia! Enfim , não é todos os dias que se transmitem noticiários na BEgas… Eh! Eh! Estão de parabéns estes alunos, pela criatividade, sentido de humor e espírito de inciativa que revelaram possuir, pois foram eles próprios os autores dos textos e em poucos minutos tudo resolveram e de forma totalmente autónoma! Afinal de contas rir é o melhor remédio… e enquanto rir não pagar imposto... não há nada melhor que estes momentos de boa disposição! Estejam atentos e não percam este noticiário… Bem haja a todos!

Livro do mês: novembro de 2012

A sugestão de leitura para este mês  é um livro muito interessante  de José Rodrigues dos Santos. O título também é sugestivo: " A fórmula de Deus"
 Tudo começas nas escadarias do Museu Egípcio em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.
O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albert Einstein, um achado que o conduz ao maior de todos os mistérios: a prova científica da existência de Deus.
Uma história de amor, uma intriga de traição, uma perseguição implacável, uma busca espiritual que nos leva à mais espantosa revelação mística de todos os tempos.
Baseada nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física, da cosmologia e da matemática, A Fórmula de Deus transporta-nos numa surpreendente viagem até às origens do tempo, à essência do universo e o sentido da vida.
A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos
 retirado http://www.wook.pt/

Visitas à BEgas

Na sequência  do que se tem verificado em anos anteriores, ao longo do mês de outubro,mês internacional das Bibliotecas Escolares,  a BEgas teve  muitos visitantes e contou  com actividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos no âmbito da formação do utilizador e realização de um bibliopaper. Foram entregues aos alunos guiões do utilizador da BE.
 Estiveram na BEgas o 7º A, o 7º C, o 7º B e o 7º D, o 7º E e o 7º F.
 As soluções do Bibliopaper estão afixadas na BEgas e publicitadas neste blogue.
Ficam  as imagens que “ valem mais que mil palavras”.
Alguns alunos deixaram mensagens muito bonitas e criativas sobre a BE.
Estão de parabéns a todos os participantes!

Visitas guiadas à Biblioteca



      O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 24 de Outubro, como o Dia das Bibliotecas Escolares, permitindo deste modo, às escolas a preparação atempada de actividades específicas a realizar neste dia, independentemente de todas as acções que possam levar a efeito noutros dias do mês.   Sendo  assim, ao longo desta semana a BEgas vai contar com actividades diversificadas, nomeadamente: visitas guiadas para os novos alunos, elaboração de mensagens alusivas à BE,  questionários/ sugestões feitas pelos alunos etc
         É imprescindível inserir os alunos no espaço da Biblioteca, ensiná-los a pesquisar motivando-os para a leitura, porque os livros são “ uns amigos que nos acompanham ao longo de toda a vida."Sendo assim, a motivação para a leitura é o nosso objectivo primordial, pois como  Pennac disse um dia : “O verbo Ler e o verbo Amar não utilizam imperativos”.
As referidas  visitas constam  da apresentação de um PowerPoint sobre o funcionamento da Biblioteca e regras de utilização, no âmbito da formação do utilizador, assim como a realização de um bibliopaper sobre a   BE !

Concurso PORDATA


Está aberta a 3ª edição do concurso PORDATA | RBE, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dirigida a alunos do ensino secundário.Todas as escolas com ensino secundário poderão concorrer, devendo, para o efeito, dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares usando como fonte principal de informação a base de dados PORDATA. O melhor trabalho de cada escola, selecionado internamente pelo professor orientador e professor bibliotecário, deve ser enviado à RBE, de acordo com o regulamento do concurso, até ao dia 4 de abril de 2013.Paralelamente ao concurso, decorrem as inscrições para a realização de sessões de formação, de curta duração, sobre a PORDATA destinadas a apoiar, prioritariamente, grupos de alunos/ professores interessados em participar no concurso. A inscrição para a formação é feita através de formulário próprio.
Qualquer esclarecimento poderá ser solicitado para o endereço de correio eletrónico: maria.toscano@mail-rbe.org ou ao coordenador interconcelhio da RBE.

 Consulta a página da RBE em
 

Concurso PNL: Imagens contra a corrupção

O Concurso Imagens Contra a corrupção destina-se a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das redes pública e privada. Consulte o sítio do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) http://www.cpc.tcontas.pt/concurso/imagens_contra_a_corrupcao.html e conheça o Regulamento do Concurso e o Cartaz do concurso, entre outras informações.

5 de Outubro- Implantação da República



A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental, onde merecem um lugar de destaque os defensores da ideologia republicana, que conduziram à formação do Partido  Republicano Português (PRP), no final do século XIX.A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos preconizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia. Este governo impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte,  foi abolido o direito da monarquia; e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, em 1911.


 Retirado  de http://www.infopedia.pt/

Livro do mês: outubro de 2012


Os Fitzgerald são uma família como tantas outras e têm dois filhos, Jesse e Kate. Quando Kate chega aos dois anos de idade é-lhe diagnosticada uma forma grave de leucemia. Os pais resolvem então ter outro bebé, Anna, geneticamente seleccionada para ser uma dadora perfeitamente compatível para a irmã. Desde o nascimento até à adolescência, Anna tem de sofrer inúmeros tratamentos médicos, invasivos e perigosos, para fornecer sangue, medula óssea e outros tecidos para salvar a vida da irmã mais velha. Toda a família sofre com a doença de Kate. Agora, ela precisa de um rim e Anna resolve instaurar um processo legal para requerer a emancipação médica - ela quer ter direito a tomar decisões sobre o seu próprio corpo.
Sara, a mãe, é advogada e resolve representar a filha mais velha neste julgamento. Em Para a Minha Irmã muitas questões complexas são levantadas: Anna tem obrigação de arriscar a própria vida para salvar a irmã? Os pais têm o direito de tomar decisões quanto ao papel de dadora de Anna? Conseguimos distinguir a ténue fronteira entre o que é legal e o que é ético nesta situação? A narrativa muda de personagem para personagem de modo que o leitor pode escutar as vozes dos diferentes membros da família, assim como do advogado e da tutora ad litem, destacada pelo tribunal para representar Anna.


Retirado de  http://www.wook.pt/

Outubro: mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O lema deste ano é:
"Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro" 

 Este  é o mês internacional da Bibliotecas Escolares. 
A Biblioteca é  o " coração da Escola", vem  conhecê- la melhor!


Concurso Ler Em Português: uma parceria entre a RBE, PNL e FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento)


Este concurso resulta de uma parceria entre a RBE, PNL e FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento).
Foi já colocado um destaque na Página da RBE e todas as informaçãoes relativas ao concurso e à edição 2012.13, podem ser consultadas no sítio http://www.lerportugues.net.
Ler Em Português destina-se a alunos do ensino secundário e respetivos professores, das escolas públicas e privadas de Portugal (continente e ilhas) e dos Estados Unidos de América.


Começou outro ano letivo!
 Cá estamos mais uma vez numa nova etapa da nossa “caminhada”!
Renova-se a esperança num ano melhor, embora por vezes seja algo complicado, dado  o contexto socioeconómico atual.
 Mas temos que acreditar num futuro mais risonho e promissor para os nossos  jovens!
 A Equipa da BEgas aproveita para desejar a todos um  ano letivo repleto de realizações e  ótimos resultados académicos!

Isometrias

Os alunos do 8º F colocaram na BE os seus trabalhos no âmbito da temática isometrias.
Isometrias são aplicações que transformam uma figura geométrica numa outra geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distâncias entre os pontos e a amplitude dos ângulos.
Esta exposição é promovida pela disciplina de Matemática, e vem comprovar que esta disciplina afinal pode ser muito interessante para os alunos, pois todos participaram  com entusiasmo nestes trabalhos .
A BEgas agradece aos alunos do 8º F e à Prof. Andrea Rego, já nossos habituais colaboradores!
 Prof. Arminda Lemos

Feira do livro na BEgas

A partir de hoje e até ao dia 1 de junho vai está na BEgas uma feira do livro promovida pela livraria TECLIBER.
Os livros estão a preços muito  reduzidos. Havendo descontos de 20% a 80%.
Há  também livros de preparação para exame!
Não percas esta oportunidade! Visita a BEgas!

 A Equipa da BE

Livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa


Estão disponíveis gratuitamente online no site da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo, que é riquíssimo.
Com o site, bilíngue (português e inglês) e disponível em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt%20./
Em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet, é possível consultar, página a página, os cerca de
 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações - incluindo poemas -que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.

Exposição " A minha família está na História "


Está na BEgas de 17 a 25 de maio, mais uma exposição promovida pelo Grupo de História, nomeadamente pelo professor Rui Pedro Ribeiro, que dinamizou esta atividade.
A exposição tem como título “ A minha família está na História”. Trata-se de uma exposição de cartazes com as árvores genealógicas dos alunos, como já se verificou há dois anos.
É uma atividade bastante interessante e criativa, que tem como objetivo desenvolver o gosto pela investigação e pelo estudo do passado, levando a que os discentes adquiram consciência de si e dos seus antepassados como agentes da história.
Os cartazes foram elaborados pelos alunos do 7ºB, 8º D e 8ºE.
Estão todos de parabéns!
Vem até à BEgas e visita esta exposição!

 Prof. Arminda Lemos


Concurso " Como seria um dia sem os media?"

Slogans – tema: Como seria a vida sem os media ?
Seleção feita no agrupamento em 11/05/2011
3º Ciclo
1º lugar “ Sem informação terás uma vida de solidão.”
Francisco Rodrigues – 8º C
2º lugar
“Se queres estar bem informado, os media são um bom aliado”
Cristiana Pinto 8º C
3º Lugar
Sem os media, seria voltar à idade média.”
Jorge Truta nº 11 8º C
Secundário:
1º Lugar “ A vida sem os media é como um regresso a um passado sem futuro.”
Diana Catarina Pereira Ribeiro, nº 12- 12º A
2º Lugar “ A vida sem os media é como uma caneta sem tinta.”
Hugo Cardoso nº 22, 10ºC
3º lugar
“ Sem os meia, voltaríamos à era do gelo.”
Sandra Torre, nº 19
10ºC
 Estão  de parabéns todos os participantes!
 
 Prof. Arminda Lemos

3º Aniversário da BEgas

A BEgas comemorou no dia 11 de maio, mais um aniversário, mais propriamente o 3º. Nesse sentido, visitaram a Biblioteca vários alunos e deixaram aqui mensagens de felicitações. Além disso, realizou-se na BEgas um bibliopaper, no âmbito da formação do utilizador, para as turmas do e 7º  E e 10º C.
Os alunos leram ainda poemas desejando felicidades à aniversariante, cantaram os parabéns à BEgas e foram distribuídos rebuçados por todos os presentes. O clima era de muita alegria e animação! A casa esteve cheia e apesar do espaço ser pequenino, com boa vontade tudo se resolveu!
Das várias mensagens deixadas à nossa aniversariante, todas elas muito bonitas, destaca-se  a mensagem do aluno Tiago André , do 8º E que passo a citar:
“ Obrigado BEgas por nos dares a alegria de podermos estudar e trabalhar, festeja o teu aniversário”.
 Finalmente foram entregues certificados aos melhores leitores, neste caso leitoras, as alunas  Tania Rodrigues e Marta Ribeiro do 10º C.
Desde já a BEgas agradece a todos pela sua participação nesta atividade.


 Prof . Arminda Lemos

Exposição na BEgas: semana da Europa

Tendo em vista a comemoração do dia da Europa, os grupos de Geografia e Economia promoveram na BEgas uma exposição para assinalar esta data. Na BEgas estão expostos cartazes elaborados pelos alunos do 7º ano. Na cantina , ao longo da semana, as ementas são diversificadas com pratos tradicionais europeus.
Alem disso neste dia realizar-se-á na BEgas uma atividade onde os alunos têm que aplicar os seus conhecimentos em relação a esta temática.
O dia da Europa é comemorado nesta data, porque em 9 de maio de 1950 Robert Schuman, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses comuns e pacíficos.Esta proposta de Robert Schuman, ficou conhecida como "Declaração Schuman", é considerada como um marco histórico, pois assinala o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".




Prof Arminda Lemos

3 de maio- Um dia com os media

Um dia com os media,  é uma iniciativa  que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
Como seria a vida sem os media?
Já imaginaste a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
Cria uma frase/ slogan que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet ao autor do melhor slogan !
 Participa! Vem à Biblioteca e coloca  o teu slogan  numa caixa  que lá está destinada a esse efeito!
 Prof. Arminda Lemos

Sugestões de leitura: livro do mês- maio 2012

                                               
Um novo ano escolar acabou de começar numa selecta escola secundária masculina do Norte de Inglaterra.Começam a soprar ventos indesejados de mudança. Todo um universo de novas tecnologias e valores se tem vindo a impor e Roy Straitley, professor de Latim, excêntrico e já experiente na escola, sente-se excluído e, ainda que de forma relutante, capaz de contemplar a hipótese de se reformar. Mas, por detrás das pequenas rivalidades, disputas infantis e crises quotidianas da escola, agita-se algo mais sombrio. E um rancor, secreta e cuidadosamente alimentado durante treze anos, está prestes a eclodir. Quem é o misterioso autor das cruéis partidas que estão a tornar-se gradualmente mais violentas - e talvez fatais? Num ambiente de mistério, este livro vai prender o leitor do princípio ao fim!
Mais uma vez uma vez, esta escritora demonstra-nos que, que manobra habilmente as palavras e que consegue liderar os raciocínios de quem lê.
 Equipa da BE

Os cravos de abril

No dia 25 de Abril de 1974, foi deposto o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.  Iniciou-se assim  um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático.
Este golpe, normalmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que foram apoiados por oficiais milicianos, estudantes recrutados, muitos deles universitários.
Este dia é um marco importante da história da democracia portuguesa e é também conhecido pela revolução dos cravos. Nesse sentido, os alunos da Educação Especial elaboraram uns cravos que foram vendidos nos diversos espaços da escola.

 Prof Arminda Lemos

Dia 23 de Abril – Dia Mundial do livro

 Dia 23 de abril  é o dia  mundial  do livro.  Todos nós sabemos que o livro é como um amigo que sempre nos acompanha, caso queiramos, obviamente. O livro é aquele companheiro de todas as horas, aquele que nos aconselha e nos ajuda a encontrar “os caminhos do saber”,  sim porque nunca encontramos o saber total, temos um longo caminho a percorrer rumo ao conhecimento, pois não somos detentores do saber absoluto, apenas o procuramos enquanto seres pensantes que somos, mas não o atingimos na sua plenitude. Por isso precisamos de muitos livros, para que possamos crescer interiormente e desenvolvermos as nossas capacidades, pois através da leitura viajamos no tempo e no espaço e transcendemos a própria realidade.
Não esquecendo data tão importante, a BEgas foi decorada com frases alusivas ao livro e à leitura, foram também distribuídas pelos alunos do 2º A frases alusivas a esta temática, houve também a hora do conto na BE para alunos da Educação Especial e ainda o 8º F produziu pequenos textos escritos, referentes ao tema “ O livro da minha vida”.
 Em nome da Equipa da BE a todos agradeço pela sua  colaboração!
 Prof. Arminda Lemos

Entrega de certificados - 8º F

Os alunos do 8º F visitaram mais uma vez a BE acompanhados pela Professora Conceição Gomes, para receberem um certificado ela sua participação na semana da leitura, designadamente no dia da poesia, dia esse em levaram a poesia para os vários espaços da escola.
Estes alunos foram também convidados a colaborarem nas atividades referentes ao Dia do Livro, nomeadamente a referência ao livro que mais gostaram ao longo da suas “ caminhadas pelas ruas da leitura”
Desde já, em nome da equipa, agradeço a todos aqueles que têm colaborado nestas atividades.

Prof  Arminda Lemos

Comemoração do dia Mundial da Água

No âmbito do Projecto Eco-Escolas e relativamente à  comemoração do Dia Mundial da Água ( 22/03/12), foi elaborado este trabalho pelo Curso de Termalismo, com a orientação da Professsora Célia e da Professora Maria de Deus. Desta forma, os alunos efectuaram pesquisas o que deu origem a este Bilhete de identidade de algumas Termas existentes em Portugal, ideia muito original! Estes Trabalhos estão expostos na BEgas.
Além disso, todos sabemos que as águas termais são deveras importantes e benéficas para a nossa saúde. Os tratamentos termais  são bastante eficazes e felizmente nesta região  temoos as Caldas de Aregos onde podemos beneficiar desses tratamentos e ainda disfrutar de uma paisagem magnífica.

 Prof. Arminda Lemos

Dia 21 de março: dia da poesia e da árvore

Como sabemos hoje comemora-se o dia da poesia e simultaneamente o dia da árvore. Sendo assim nada como selecionar poesias que abordem esta temática. Desta forma, os alunos do 8 º ano, turma PCA estiveram na BEgas e visitaram ao Feira do livro, aproveitaram para comemorar o dia da poesia e da árvore, distribuindo poesias alusivas à árvore pelos vários espaços da Escola.
Os alunos do 9º A foram visitar a Biblioteca Municipal onde se realizou uma sessão de leitura, foram lidos pela Bibliotecária Municipal contos diversificados e muito interessantes pois nos levavam a refletir sobre a realidade, de uma forma lúdica e engraçada.
Estão ainda na BEgas poesias disponíveis para que todos aqueles que por lá apareçam possam comemorar esta data!
Vale a pena ler poesia, pois a poesia joga com as palavras e dá-lhe vida própria! As palavras são utilizadas com fins estéticos e tudo pode acontecer ao sabor da imaginação! Podes viajar rumo à fantasia, e transcender a própria realidade, é essa a mensagem do texto poético!

Prof. Arminda Lemos

Feira do livro na BEgas

Ao longo desta semana está na BEgas a feira do livro. Aproveita e vem conhecer as novidades em termos literários.
 Como tu sabes, os livros são amigos incondicionais e podemos levá-los para todo o lado, por isso que tal comprar um livrinho?! Vais  gostar!Os livros são de excelente qualidade!

 Visita a BEgas!

Semana da leitura

A Semana da leitura irá decorrer de 19 a 23 de março de 2012. O Tema será Cooperação / Solidariedade propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta, que abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.
Esta atividade estará inserida no âmbito da semana cultural. Haverá, na Bibliotecas do agrupamento atividades diversificadas, destacando-se a visita dos seguintes escritores: Alexandre Parafita, Maria do Céu Nogueira. Fernando Marado. É de realçar ainda a presença dos Bibliotecários Municipais: Vítor Rebelo (BM de Lamego) e Ana Maria (BM de Resende).
Haverá também a Feira do livro nas Escolas do Agrupamento e Intercâmbio de leituras entre as várias Escolas: leitura de poemas ou textos ao longo da semana
Hora do conto na BE para alunos da educação Educação Especial
Hora da poesia – dia 21 de março,  leitura de poesias os jograis na BEgas.
Ler para continuar na sala de aulas – ao longo da semana
Leitura a par na sala de aula, na biblioteca, com encarregados de educação nos centros escolares ao longo da semana.
Árvore ou painel da poesia com textos ou poemas que abordem o tema da cooperação e solidariedade e ainda cartazes coletivos no centros escolares.
Exposição de trabalhos de alunos ao longo da semana
Elaboração de marcadores de leitura com conselhos sobre a leitura ou então frases alusivas ao tema solidariedade colaboração
Visitas à Biblioteca Municipal - sessão de contos – dia 21 de março, nono ano turma A
Dia 20 de março, visita à Feira, à Câmara, ao museu e às bibliotecas - Os jograis - Leitura de poesias – dois alunos por ciclo, caracterizados de poetas, atividade  em parceria com a semana Cultural. Este programa está publicado nas plataformas do agrupamento
 A Equipa da BE

Parlamento de Jovens



O programa Parlamento dos Jovens continua a mobilizar centenas de alunos, do ensino básico e secundário, no nosso Agrupamento de Escolas.
No presente ano letivo, e pela primeira vez, os alunos do ensino básico do agrupamento de escolas debateram, em conjunto, o tema proposto "Redes Sociais: Combate à Discriminação", numa perspectiva de enriquecimento curricular, mobilizando-se para intervir e intensificar o debate sobre uma realidade envolvente e cheia de atualidade.
 Recentemente, os alunos eleitos foram representar o Agrupamento de Escolas de Resende nas sessões distritais: Na sessão distrital para o ensino básico, realizada no dia 5 de Março no auditório municipal do Sátão, tivemos a participação de Miguel Loureiro Beleza de Almeida e Ruben José Monteiro como deputados efectivos e Helena Ribeiro como suplente. Na sessão distrital para o ensino secundário, realizada no dia 6 de Março no auditório municipal, Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva, tivemos a participação de João Miguel Pereira e Jorge Nunes como deputados efectivos e João Severino como suplente.
Os alunos apresentaram, com grande dignidade, as propostas de recomendação e as medidas sufragadas pelos eleitores na sua escola de origem, colaboraram ativamente nas sessões, fazendo perguntas aos deputados presentes e apresentando as suas alegações sobre os temas sujeitos a debate. Assim, ficou bem patente o interesse dos nossos jovens pelas questões relacionadas com as redes sociais, a globalização e o seu investimento na participação e na cidadania atuantes.
Para os interessados no assunto, estão disponíveis mais informações sobre o Parlamento dos Jovens no site em:
 http://app.parlamento.pt/webjovem2012/index.html
A coordenadora
Delfina Rodrigues Ferreira Veloso

8 de março: dia internacional da mulher

Hoje é o dia internacional da mulher. Não poderia esquecer esta data e dar os parabéns a todas nós mulheres, pela força, coragem e determinação que demonstramos no nosso dia a dia.
 Infelizmente, muitas mulheres são ainda discriminadas na nossa sociedade,  prevalecendo por vezes teorias machistas e retrógradas, que deveriam ser ultrapassadas. De qualquer forma é relevante salientar que as mulheres fazem a diferença no mundo de hoje, e a cada dia ganham mais o seu espaço que é conquistado em todas as áreas. Passo a referir algumas informações retiradas da wikipédia.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres
Pesquisa efectuada  na wikipédia
  Prof. Arminda Lemos

Exposição de rosas dos ventos na BEgas


Os alunos do 7º ano e as docentes do Grupo de Geografia, nomeadamente  a  Prof. Carla Faria e  a Prof Emília Matos  elaboraram nesta disciplina,   várias rosas dos ventos  que estão expostas na BEgas.
Trata - se de uma exposição interessante que todos devem visitar, pois pretende divulgar à comunidade escolar os trabalhos feitos pelos alunos, consolidando desta forma  os conhecimentos adquiridos nas aulas,  no sentido  de desenvolver a  criatividade, utilizando materiais diversificados.
Estão por isso estes alunos de parabéns!
 Prof. Arminda Lemos

A solidariedade

 Tendo em conta que o tema da  semana da leitura é  colaboração/ solidariedade, vamos publicar  o trabalho da aluna Ana Patrícia Ferreira,  do 7º B, que revela muito jeito  para  a escrita e   fez umas quadras lindas alusivas ao tema! Está por isso de parabéns!

A solidariedade
faz-nos sentir bem,
pois espalhamos felicidade,
paz e amor também.

Há várias formas de ajudar,
há várias formas de ser ajudado!
Bens essenciais à vida vamos ofertar
Para tornar o mundo mais equilibrado.

Alimentos podemos oferecer,
roupas podemos doar,
a solidariedade vai vencer
E a sociedade vamos melhorar.

Devemos ajudar pessoas,
animais também,
as plantas que para nós são tão boas
E outras dádivas do além.

Então vamos ajudar o ambiente,
vamos deixá-lo transformado.
Poderemos dizer finalmente
que o mundo está melhorado.

Podem crer!
Não custa ajudar!
Melhor vamos viver
e a vida vamos desfrutar!

Ana Catarina Ferreira 7º ano Turma B

Livro do mês: março de 2012


Numa pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza: é quase Verão e o mar continua gelado.
Três nobres escoceses, aguardam que o seu barco desencalhe do mar congelado para partirem. A jovem Elsalill, que trabalha na estalagem após ter sobrevivido a um massacre em sua casa, cujos assassinos mataram toda a sua família e empregados, por causa de um tesouro guardado num enorme baú.
Todavia, o fantasma da sua irmã obriga-a a jurar vingança pela sua morte inocente às mãos destes pérfidos assassinos.
Certo dia, um homem elegante e bem vestido reconhece Elsalill, enceta conversas com a  jovem e dentro dela  nascem emoções fortes que colocam a sua vida em risco.
Esta história de amor impossível, acompanhada de perto pelas sombras tenebrosas de fantasmas, encerra uma questão de honra que deve ser cumprida.
Verás que é uma leitura fascinante até à última página. Aprecia!

 Prof. Carla Marisa Neves

livro do mês: fevereiro de 2012


 Autor: Francisco Moita Flores
Este romance recupera factos e histórias que Francisco Moita Flores não incluiu na série que escreveu para a RTP com o título A Ferreirinha. Narra a epopeia da luta contra a filoxera, uma praga que, na segunda metade do século XIX, ia destruindo definitivamente as vinhas do Douro. Na mesma altura, em que, por toda a Europa, surgiam as primeiras técnicas e tentativas de criação de um método para a investigação criminal.
Moita Flores criou um bacharel detective - Vespúcio Ortigão - que, na Régua, persegue um serial killer, confrontando-se com o medo, com as superstições, com as crenças do Portugal Antigo que, temente a Deus e ao Demónio, estremecia perante o flagelo da praga e dos crimes. É uma ficção, é certo, mas também um retalho de vida feita de muitos caminhos que a memória vai aconchegando conforme pode.
Uma história emocionante passada nos socalcos do Douro no tempo em que se abriam as portas da ciência e do conhecimento.
 Prof. Arminda Lemos

Eco-Código sobre Energia

 

















Os alunos do 7º D, turma PCA, elaboraram na Disciplina de Área de Projeto, com a Professora Cláudia um Eco-Código sobre Energia, trabalho esse, inserido no Projeto Eco-Escolas.
Trata-se de uma imagem do sol, elaborada em cartolina e todos os seus raios contêm informações sobre a diminuição do consumo de energia.
Este é um trabalho muito interessante que a todos ensina a não desperdiçar energia e em época de crise, estas dicas são mais do que necessárias!
Poupar energia é algo muito importante, pois significa diminuir a quantidade de energia utilizada na realização de qualquer acto do nosso quotidiano. Poupar energia tem várias vantagens – economiza-se dinheiro e ajuda-se o ambiente. A produção de energia requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim, gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante mais tempo.
Vale a pena refletir sobre isto!
 Prof. Arminda Lemos

Exposição de máscaras na BEgas

Os alunos do 8º ano, turmas PIEF, elaboraram máscaras de Carnaval, em pasta de papel e argila, máscaras essas que de que estão exposta na BEgas.
Trata-se de uma exposição bastante interessante que revela muita qualidade e criatividade. Os referidos alunos fizeram também uma pesquisa alusiva à história das máscaras, à origem da palavra, à tradição carnavalesca, não esquecendo os caretos de Podence.
Estes textos complementam a exposição para que todos os visitantes sejam completamente esclarecidos sobre o historial do Carnaval , em Portugal, em Veneza e no Brasil. Estes alunos estão de parabéns!
 A BEgas agradece à Prof Delfina, nossa grande colaboradora,  pois   sempre se disponibiliza  a decorar a BE, imprimindo-lhe o seu  bom gosto e aos alunos do 8º ano pelo seu  excelente trabalho e  desde já aproveita para desejar a todos um Carnaval muito divertido.
 Prof. Arminda Lemos

Dia de S. Valentim

Os alunos do 12º C colocaram na BEgas uma caixa onde está depositada a correspondência referente ao dia de S. Valentim. A referida caixa é vermelha, junto a ela está um grande coração com a frase   " Partilha o teu amor com a tua cara metade”.
Os alunos do 11º B, técnicos de apoio psicossocial, vão organizar a atividade Psicosentimentos, na sala 8, destinada aos alunos do Ensino Básico.
E apesar dos tempos de crise... o amor neste dia paira no ar, porque ele é intemporal! Por isso, ninguém se deve esquecer de tal data!
Poderia colocar aqui lindas mensagens de amor...que apelassem ao sentimento, mas para que não seja  considerada  " piegas"... por que tal pelos vistos não é de bom tom, apenas digo, que não se esqueçam da data e sejam românticos(as), não só hoje mas ao longo de todo o ano!

  Prof. Arminda Lemos

Dia da Internet segura- 7 de Fevereiro de 2012

                                                 
A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controlo.
Pensar que a Internet não encerra perigos ou que estes só afectam os outros é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adoptar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.
Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizar, orientar as actividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização em segurança.
Navega de forma esclarecida.
Regras básicas para navegar em segurança:
Apesar dos vários recursos que encontras na Internet implicarem diferentes riscos e a adopção de medidas de segurança diversificadas e adequadas, há 3 regras fundamentais que nunca podes esquecer:
- Nunca reveles o teu nome, número de telefone, endereço, palavras-passe, ou quaisquer outras informações pessoais, mesmo que estas te sejam pedidas nos sítios Web que visitas.
- Se algo que estás a ler ou a ver no computador te fizer sentir pouco à vontade, desliga-o.
- Nunca aceites encontrares-te pessoalmente com alguém que conheceste online.
-Não te esqueças que qualquer pessoa pode criar um sítio Web, sem qualquer tipo de obstáculo. Por isso, precisas de verificar, questionar e avaliar a informação que está disponível.

Sugestões para identificar informações erradas

- Pensa sobre o que encontras quando navegas na Internet. Qual é o objectivo do sítio? Divertir? Vender? O sítio contém informações que possibilitem o contacto com o autor, ou uma secção "Quem somos"? O sítio é patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou é um local de conversa público? A Internet é o melhor local para encontrar a informação que se procura?
- Verifica as informações que recolhes online, comparando-as com outras fontes. Consulta outros sítios Web ou meios de comunicação social-jornais, revistas e livros-para confirmar a autenticidade da informação.
- Utiliza outros recursos de informação, e não apenas a Internet. As bibliotecas ou as enciclopédias em CD-ROM, como a Microsoft Encarta, permitem-te aceder a fontes de informação alternativas.
- Usa técnicas eficazes de pesquisa de informação online, pois isto irá melhorar muito a capacidade de obtenção de informações com qualidade. Uma forma de o fazer consiste em utilizar diversos motores de pesquisa, e não apenas um. Para mais dicas sobre como pesquisar na Internet, pede sugestões aos teus pais ou aos teus professores.

Faz transferências em segurança :
1- Faz uma pausa antes de abrires ficheiros anexos ou clicares em hiperligações.
2- Faz transferências apenas de sítios fidedignos.
3- Respeita a legislação em vigor.
4- Instala e usa os programas de partilha de ficheiros com cautela.
Pesquisa feita em
netsegura.eb2-valpacos.rcts.pt/comunidade.htm
 Prof. Arminda Lemos