PÁSCOA FELIZ

A BEgas deseja uma Boa Páscoa a toda a Comunidade Educativa...




... e apresenta algumas sugestões de leitura:

EXPOSIÇÃO: "MUSEU DA INFORMÁTICA"


O Curso Profissional de Informática e Gestão (10ºC) realizou uma exposição intitulada “Museu da Informática”.
Foi possível ver, na nossa Biblioteca, todo o processo de computação: esquema de viagem que os dados fazem desde a sua introdução até à sua saída. Também espreitamos o “esqueleto” de um computador: estiveram expostas as peças que compõem um computador com a respectiva identificação.
Não faltaram os livros relacionados com o tema. A BEgas apresentou as seguintes sugestões de pesquisa: “Dicionário de Informática” (Publicações Dom Quixote), “Os meus Primeiros passos na Internet” (Edições Asa), e várias Enciclopédias que relatam curiosidades informáticas.

EXPOSIÇÃO: "DIA DA ÁGUA"


A BEgas recebeu mais uma interessante exposição no âmbito da comemoração do "Dia da Água". A actividade foi promovida pelo Curso Profissional Técnico de Termalismo (10ºD).
Na exposição os alunos descobriram a história de uma gota de água e a importância, para a humanidade, deste bem tão precioso. Também poderam ver a constituição de uma molécula de água (feita em plasticina) com mensagens sobre indicações terapêuticas de diversos tipos de águas minero-medicinais.





Vários livros foram destacados contribuindo para o enriquecimento do conhecimento sobre este tema, aqui ficam alguns exemplos:
"Sabes Porquê?" de Kathy Wollard (Por que cai a chuva em gotas e não a jorro?); "A Poluição" de Juan Senet (poluição das águas); "Dia do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andersen (poemas), entre outros.
A professora Carla Pinto também apresentou algumas sugestões literárias: "As Gotinhas nas Termas das Caldas de S. Jorge" de Maria Gracinda Sousa e Isabel Pelaez e "Douro Memórias das Caldas de Aregos" de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira.

"ABECEDÁRIO SEM JUÍZO"

Os alunos do Ensino Especial, o Carlos, o Micael e o Tiago estiveram a desenvolver um novo projecto para apresentar no espaço da BEgas. Desta vez trabalharam a leitura de vários poemas do livro "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares. A leitura é acompanhada com a representação de fantoches. Muito entusiasmados esforçavam-se por ler cada vez melhor.
O poema que mais gostaram foi o do "Abecedário sem Juízo":

"A é o André, a beber a água pé.
B é o Bruno, vai a fugir dum gatuno.
C é a Camila, com corpinho de gorila.
D é o Daniel, come lenços de papel.
E é a Ester, que nunca usa talher.
F é o Frederico, está sentado no penico.
G é o Gonçalo, já hoje levou um estalo.
H é a Helga, picada por uma melga.
I é a Inês, a dar beijos num chinês.
J é o João, põe ratos dentro do pão.
L é a Luísa, vai para a rua sem camisa.
M é a Maria, que só dorme todo o dia.
N é o Norberto, que gosta de armar em esperto.
O é o Olegário, caiu dentro do aquário.
P é a Paula, tira bananas da jaula.
Q é o Quim, meteu a mão no pudim.
R é a Raquel, que se besunta com mel.
S é a Sara, com dez borbulhas na cara.
T é o Tiago, a pescar botas no lago.
U é o Urbino, que sofre do intestino.
V é a Verónica, tem a preguicite crónica.
X é o Xavier, usa roupa de mulher.
Z é a Zulmira, que na aula dança o vira."


No final os discentes tiveram que elaborar um abecedário sem juízo com os seus próprios nomes. Aqui ficam as magníficas criações:
A é a Ana, que come sempre banana.
C é o Carlos, que anda atrás dos galos.
M é o Micael, que anda sempre com a Raquel.
T é o Tiago, que só quer estar sentado.

LEITURA DO CONTO "O CANÁRIO"

A Ana, o Carlos, o Micael e o Tiago aceitaram o desafio proposto pela professora Carla e lançaram-se na leitura do conto O Canário do livro de Luísa Ducla Soares “Contos para Rir”.


Os alunos revelaram os seus dotes de contadores de histórias e alternadamente iam lendo o conto que se apresentava escrito em verso.


A história foi, ainda, musicada tendo o Tiago assumido essa responsabilidade. A turma do 8ºA veio assistir a esta apresentação e em conjunto, acompanhados à viola pelo Padre Marcos, cantaram alegremente.


No final, os nossos protagonistas realizaram um desenho ilustrando a história apresentada.

A BEgas sorriu a esta actividade e dá os parabéns aos participantes.

FEIRA DO LIVRO USADO

Velhos, nem os trapos, nem os livros.

A Feira do Livro Usado, a realizar entre os dias 21 e 26 de Abril de 2009, no Museu de Resende, é fruto de uma parceria com as escolas e a autarquia de Resende, que pretende recolher livros usados destinados à venda, revertendo as receitas para a respectiva Biblioteca Escolar.
Todos podem colaborar: professores, alunos, encarregados de educação, funcionários e demais colaboradores que queiram doar, para venda na Feira livros, técnicos, científicos, romances, contos, banda desenhada, poesia e outros géneros literários.

Dirige-te à BEgas e faz a tua oferta.

O livro é um eterno amigo, mesmo velhinho.

LIVRO DO MÊS DE MARÇO: "ROMANCE DA RAPOSA"

“ROMANCE DA RAPOSA” de Aquilino Ribeiro

Tive que o ler quando andava no sétimo ano!
Gostei tanto dele que ainda hoje é um dos meus livros preferidos.
Gosto ainda dele porque tem duas das coisas que mais adoro: bicharada e humor.
Ainda por cima, foi escrito por alguém que é considerado por muitos um dos maiores prosadores portugueses de todos os tempos. Foi também com muito prazer que, durante o meu curso, tive que estudar em pormenor a sua obra.

Este livro tem uma escrita muito rica, que, por vezes, não é muito fácil, ou melhor, exige algum esforço da parte do leitor, mas que considero extremamente cativante. Conta, de uma forma extremamente engraçada, as aventuras e desventuras da vida de uma raposa, de nome “Salta-Pocinhas”, muitas delas tiradas de anedotas e outras histórias da tradição popular.

Há já uns anos, a RTP transmitiu uma série de desenhos animados que teve grande sucesso entre moçarada e gente graúda, sobre “ As Aventuras da Salta-Pocinhas”, baseada exactamente na acção deste livro. Tenho pena que nunca mais a tenham repetido e andem a repetir vezes sem conta coisas que não valem um pataco furado.

Aconselho vivamente a sua leitura. Mas uma leitura atenta e vagarosa, de forma a apreciar quer a excelente escrita quer, acima de tudo, a enorme piada que a maior parte das peripécias têm.
Foram já diversos os alunos que o leram a conselho meu e nenhum me disse que não tinha valido a pena. Pelo contrário…

O Professor,
Francisco Magalhães

DIA DA MULHER

A criação de um Dia Internacional da Mulher foi inicialmente proposta no final do século XIX, durante o processo de industrialização e crescimento económico que levou a protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas nas fábricas de indústria têxtil protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Em 1908, quinze mil mulheres marcharam em Nova Iorque exigindo a redução do horário de trabalho, melhores salários e o direito ao voto.

O Dia da Mulher é uma homenagem às mulheres que lutaram pelos direitos igualitários. O direito a votar, o direito a trabalhar ao lado dos homens sem preconceitos e o direito a ser aceite como igual.
Hoje, é reconhecida a igualdade das mulheres, no voto, no trabalho ou mesmo no governo de um país. No Dia da Mulher deve ser lembrado este reconhecimento e as mulheres que lutaram por ele.

A BEgas quis lembrar este dia e apresentou, no espaço de exposição, algumas mulheres portuguesas que se destacam em várias áreas. Foram, ainda, seleccionados alguns livros com poemas. Para colorir esta informação apresentou-se um painel com fotografias de todas as mulheres da Escola estando cada imagem acompanhada com um poema ou citação.