Resumo Os Maias - Eça de Queiróz (2/3)

Teste referente ao acordo ortográfico

 Consultem este  site:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFJhbFFEUjg0YzdkeENGWHp3R3BMT3c6MQ

 Façam  o teste que está interessante!

 A Equipa da BEgas

Feira do livro na BEgas

 De 4 a 8 de Abril ,  realizar-se-á na BEgas a feira  do  livro. Trata-se de um evento  de especial relevância, pois todos devemos ter em conta  que o livro é e sempre foi   a melhor  fonte de informação  e de conhecimento.
 É imprescindível promover o livro e  fomentar  os hábitos de leitura, de forma  a aumentar os índices de literacia, tendo como objectivo primordial o sucesso educativo.
 Além disso, nos momentos de lazer, um livro é   um amigo que nos acompanha e nos permite viajar no tempo, no espaço e nos pode  conduzir ao sonho e à fantasia.  Temos que considerar que a leitura recreativa também é fundamental.
Pretende-se com  esta actividade promover o gosto pelo livro e pela leitura, assim como divulgar obras literárias , incentivando o gosto pela leitura e  a valorização da língua materna .
  Sendo assim,   não hesites, vem à BEgas,  " À procura do saber".

 Prof. Arminda Lemos


Semana da leitura : visitas à BE

Estiveram hoje na BEgas, durante a manhã, as  turmas do 7º C e do 9º D, para realizarem tarefas de consulta e pesquisa no âmbito do fundo documental, nomeadamente a actividade  "Eu descubro a BE” e ainda no âmbito da promoção da leitura, para fazerem a uma pequena reflexão sobre os livros que mais os marcaram ao longo da sua vida, designadamente "Os livros da minha vida”.
Há ainda a referir, a entrega de prémios pelo Director da Escola, aos melhores classificados no concurso de leitura da turma 7º C, realizado nesta turma pela Prof. Palmira. Estão de parabéns  os participantes neste concurso, pois para que haja sucesso educativo, é fundamental que todos tenham acesso à leitura em diferentes suportes.
Nesse sentido, a biblioteca tem papel relevante. Para que a actividade terminasse de forma lúdica e a pedido de alguns alunos, foi visto o filme “ Uma aventura na Biblioteca”.
 Ontem, a turma do 10º A e a  Prof. Lúcia, também  visitaram a BEgas  e realizaram  actividades de pesquisa  e consulta  para uma correcta utilização da  Biblioteca.
Prof. Arminda Lemos

“ À descoberta da BE”


A Turma 7º D visitou a BEgas no âmbito da actividade “ Eu descubro a BE”. Os alunos resolveram fichas de trabalho alusivas à utilização da BE e à promoção da leitura, designadamente a referência ao livro que mais os marcou.
Posteriormente, procedeu-se à entrega de taças aos melhores classificados no concurso de leitura feito na aula de Língua Portuguesa , pela Prof. Palmira Lima, assim como entrega dos certificados de participação no mesmo concurso.
Finalmente os alunos viram o filme “ Uma aventura na Biblioteca”.

Prof. Arminda Lemos

Biodiversidade e Florestas: “Exposição de trabalhos”

No contexto da semana da leitura, que este ano tem como temática a biodiversidade, as florestas e a energia, estão expostos na BE desdobráveis alusivos a este tema e ao código da eficiência energética, assim como um trabalho referente a espécies em vias de extinção. Todos estes materiais foram elaborados pela professora Célia Sequeira nossa assídua colaboradora.
Estão também expostos na BE trabalhos feitos pelos alunos do 8º ano, no âmbito das “ Oficinas das Ciências”, trabalhos referentes à floresta e aos ecossistemas de água doce e salgada, gentilmente cedidos pela Prof. Cláudia Pereira.
Foram também expostos trabalhos da turma do 7º C, no âmbito do Projecto “Eco- escolas”, Projecto dinamizado pela Prof. Maria de Deus que também muito tem participado nas actividades da BE.
Os trabalhos destas turmas estão muito interessantes e dignos de serem observados por todos.
Sendo assim, a turma do 7º C visitou esta exposição.

A Equipa da BE

Dia Mundial da Água: Dia 22 de Março

Tendo em conta a comemoração do dia Mundial da Água, os alunos do 7º E e 7º C e a Prof. Maria de Deus, colocaram na BE marcadores de livros com citações retiradas da carta europeia da água. Estes trabalhos estão inseridos no Projecto “Eco- escolas”. Os marcadores são lindos e criativos e acima de tudo pretendem de forma original alertar para a importância de uma gestão correcta dos recursos aquíferos.
Os trabalhos do 8º ano , subordinados ao tema ecossistemas de água doce e salgada, colocados hoje na BE, também se integram na comemoração deste dia.
 E ainda a propósito da data,  passo a referir um  recurso online sobre o ciclo da água:
http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/
É brasileiro e o texto tem uma ortografia já ultrapassada,  no  entanto  é interessante!


A Equipa da BE

21 de Março: Dia da árvore e dia da Poesia

Visita a BEgas e vem conhecer a árvore da poesia, um trabalho feito pelos alunos do 7º E, onde estão colocadas poesias de vários autores, relacionadas com as datas assinaladas neste dia, designadamente o dia da árvore e da poesia.
No âmbito destas comemorações do Dia da Árvore e do Dia da Poesia, vamos hoje publicar uma poesia inserida numa colectânea de 20 poemas sobre a árvore ou a natureza, maioritariamente de autores portugueses, que também estão a decorar a nossa árvore.

Cada árvore é um ser para ser em nós.
Cada árvore é um ser para ser em nós.
Para ver uma árvore não basta vê-la,
a árvore é uma lenta reverência,
uma presença reminiscente,
uma habitação perdida,
e encontrada.
À sombra de uma árvore,
o tempo já não é o tempo,
mas a magia de um instante que começa sem fim,
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores,
nós habitamos a árvore com a nossa respiração,
com a da árvore.
Com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

Semana da leitura /Dia da Poesia


Está patente na BEgas de 21 a 25 De Março a semana da leitura.
Hoje, segunda – feira, dia 21 de Março, foi comemorado o Dia da Poesia, houve uma sessão de poesia na BEgas,  durante a manhã, pelas 10h, nomeadamente declamação de poesias, pela Dra Andreia Macedo para as turmas do 10º B, 10ºC e 11ºD. Às 13,30, para as turmas 7º B, 7º D e 12º A.
Foram recitadas poesias de vários autores : António Gedeão, Manuel da Fonseca, Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade, Fernando Pessoa, etc, poesias essas no âmbito do Projecto “ A poesia diz - se para acordar”. Foi uma actividade muito interessante. Todos gostaram, a leitura dos poemas foi feita em plena sintonia com as palavras de forma criativa, espontânea, empática e cativante. Os alunos estiveram muito atentos.
No fim, e para que a poesia se tornasse verdadeiramente doce, houve “ rebuçados com poesia”, que consistiu em ler um poema e comer um rebuçado.
Como nesse dia também é comemorado o dia da árvore, foi colocada na BEgas uma árvore, que os alunos do 7º E fizeram e que está decorada com poesias alusivas à árvore, à floresta e à natureza.
Os a alunos do 7º C também expuseram cartazes e trabalhos alusivos ao dia da floresta, integrados no Projecto “ Eco-escolas”
Ao longo da semana, serão feitas nas salas de aula, leituras relacionadas com o tema “ Ler para continuar” no segundo bloco da manhã , para todas as turmas do 7º ano. Haverá ainda na BE actividades diversificadas: hora do conto, visitas guiadas, e entrega de taças, exposições de trabalhos etc. Os livros proibidos vão também sair da estante e ainda será feita por todos os que queiram participar a referência ao livro que mais marcou ao longo de toda a vida.
Os trabalhos expostos estão subordinados ao tema a floresta e a biodiversidade.

Visita a BEgas ao longo  da semana.

15 de Março: Dia Mundial do Consumidor

Os consumidores têm os seus direitos que todos devem conhecer. É imprescindivel que saibamos   gerir as nossas atitudes no âmbito do consumo de produtos e bens, pois o consumo exagerado leva ao sobreendividamento das famílias.
A sociedade de consumo é caracterizada pelo consumismo. Este, se for excessivo e indiscriminado, pode conduzir a comportamentos patológicos onde o consumo  passa a ser  compulsivo, isto é,  sem qualquer critério de racionalidade.
Nesse sentido, os alunos da turma do 1º A CEF, elaboraram cartazes que estão expostos na BEgas, alertando toda a comunidade educativa , para este problema que hoje em dia, em tempos de crise, a todos preocupa .

 Prof  Arminda Lemos

Concurso Miss & Mister Escola

Decorreu no passado sábado, dia 12 de Março, no Polivalente da Escola, pelas 21,30, um desfile de moda, dinamizado pelos alunos do 12º ano, ou seja os finalistas.
Este concurso era aguardado com ansiedade e expectativa por toda a comunidade escolar. O evento está integrado no Plano de Actividades dos finalistas .
Como sabemos, a moda varia de cultura para cultura, de época para época, depende das preferências de cada um, mas está sempre presente em qualquer local. No entanto, o mundo da moda é mundo heterogéneo, complexo e exigente! Tudo o que está na moda é o que está a dar, logo, é imitado ao pormenor. Constata-se que a moda tem vindo a imperar na sociedade actual!
 Este concurso foi um sucesso! Houve uma aposta na criatividade e na originalidade, uma fuga à banalidade e à rotina. A plateia manifestou todo o seu entusiasmo. A actividade foi muito aplaudida por todos os presentes. Foi um momento único, uma noite diferente, podemos mesmo dizer, uma noite de glamour!  Estão de parabéns, todos aqueles que se empenaharam e deram o seu contributo para que esta actividade  se concretizasse.

Prof. Arminda Lemos

IV Jornadas de Filosofia: "Pedagogia para a Inclusão"

No âmbito das IV Jornadas de Filosofia, realizou-se hoje na Escola uma palestra subordinada ao tema “ A Pedagogia para a inclusão”, palestra essa realizada pelo Professor Doutor António Vinhal, do Instituto Piaget, dinamizada pelo Grupo de Filosofia e destinada aos alunos do 10º, 11º e 12º anos.
Tratou-se de um evento muito interessante, o orador começou por referir a importância da orientação vocacional e a integração na vida profissional .
A Escola é um espaço de realização e deve dar resposta a todos os alunos que a procuram. O projecto de orientação vocacional é um instrumento privilegiado para diminuir o abandono e o insucesso escolar. Salientou ainda o orador, que é imprescindível promover de certa forma a alteração das pedagogias outrora utilizadas, fomentando  a reflexão entre os docentes, indo de encontro às dificuldades dos alunos. Tradicionalmente a pedagogia centrava-se nos conteúdos, hoje em dia o importante não são os conteúdos, mas sim os alunos, capazes de aceitar os desafios e as responsabilidades que a vida lhes impõe. Toda a didáctica deve partir de um diagnóstico funcional do aluno, analisando os problemas psicológicos , sociais e económicos que podem estar subjacentes em cada caso. Na escola a diversidade é muito grande e cada discente é um caso único que merece toda atenção do professor. Porém o aluno tem que aproveitar todo o manancial de recursos que a Escola lhe pode oferecer.
Parafraseando este insigne orador,” A heterogeneidade das classes é maior do que sempre foi e tendencialmente aumentará no futuro”. Nesse sentido, referiu a importância da integração de qualidade do ponto de vista relacional, cognitivo e psicológico. A base cognitiva tem de ser entendida como um instrumento para a resolução de problemas, para que posteriormente sejam tomadas decisões acertadas e coerentes com cada projecto de vida.. Salientou ainda o valor da auto-estima e auto-eficácia. Sendo sempre necessário reflectir sobre as escolhas vocacionais, estas decisões não devem ser tomadas de forma aleatória.
Em seguida, houve um debate, onde os jovens demonstraram as suas preocupações no que concerne às escolhas profissionais , perspectivas de emprego, integração no mercado de trabalho e os desafios que eventualmente podem surgir. Por vezes constata-se que esta questão da orientação profissional é tratada com uma certa ligeireza , sem objectivos previamente definidos. Ora tal não deve suceder, os jovens devem reflectir sobre as suas escolhas e manifestarem a sua capacidade de iniciativa e espírito de inovação.
Iniciativas como esta são profícuas, dado o interesse demonstrado pelos presentes, devido à pertinência da problemática abordada, em consonância com o escalão etário dos alunos , num momento em que é relevante ponderar sobre as opções que devem fazer. Não devemos esquecer também o que o orador conseguiu cativar todos, com a sua palestra, estabelecendo um clima de empatia e diálogo que nos levam a uma maior reflexão e consequente procura do saber.

 Prof. Arminda Lemos

O Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.
Os Carnavais mais conhecidos no mundo são os do Brasil e os de Veneza.
Tendo em conta esta época festiva, a BEgas  foi decorada com motivos alusivos ao Carnaval . Estes trabalhos diversificados,  designadamente  máscaras e palhaços,  foram elaborados pelos alunos  da Educação Especial
 Desde já agradeço  em nome da Equipa da BE e aproveito para  desejar a   toda   a comunidade Educativa um Carnaval divertido.

 Prof  Arminda Lemos


 
( Pesquisa efectuada na Wikipédia)

Recursos educativos em linha

A RBE disponibiliza um conjunto alargado de recursos educativos, em linha, com o objectivo de apoiar as actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e alunos, na escola ou no domicílio.

http://www.diigo.com/user/rbedigital/ambiente

Livro do mês: Março de 2011

                         Livro: E se fosse verdade ...                                                                 Autor: Marc Levy

Imagine que regressa do trabalho, depois de um dia extenuante. Chega a casa, prepara um banho, põe a música a tocar e, inesperadamente, encontra uma bela mulher no seu armário! Pois, é isso que acontece a Arthur, um jovem arquitecto de São Francisco. Pensando que se trata de uma brincadeira, ele pede-lhe que se retire. Para seu espanto, ela desaparece literalmente no ar, como se de um fantasma se tratasse, tornando a aparecer para lhe contar a sua extraordinária história. Esta mulher é Lauren que seis meses antes terá sofrido um acidente de automóvel que a atirou para a cama de um hospital, onde tem estado em coma desde então. O primeiro impulso de Arthur é pensar que está a enlouquecer (ou a lidar com uma louca)! Mas… e se fosse verdade? Uma inesquecível história de amor, uma narrativa cativante que invoca a nossa capacidade ilimitada de seguir o que nos dita o coração. Mais uma obra comovente de Marc Levy, que também foi adaptada ao cinema, com Mark Ruffalo e Reese Witherspoon nos principais papéis.
Tudo começa "Quando Arthur aluga um pitoresco apartamento em São Francisco, a última coisa que esperava, ou queria, era uma companheira de quarto! Estava mesmo entretido a desarrumar a casa quando uma bonita rapariga, chamada Lauren, aparece a reclamar que o apartamento é seu. Arthur pensa que deve ter havido um terrível mal-entendido, até que vê Lauren... a desaparecer à sua frente. Mudar a fechadura da porta não adianta: Lauren continua a aparecer e a desaparecer à sua vontade, sobretudo para dar sermões a Arthur pelos seus hábitos de higiene e pela forma como decorou o apartamento dela. Arthur fica convencido de que Lauren é um fantasma e deseja que ela passe de vez para o "Outro Lado"; mas, apesar de Lauren ter características um pouco paranormais, como atravessar paredes, ela afirma não estar morta. Enquanto Arthur e Lauren tentam descobrir mais acerca desta estranha situação, nasce entre eles uma grande amizade... ou algo mais."

Uma história emocionante e insólita, a não perder.

Prof. Arminda Lemos

Ebooks Gratuitos:

 
  •  Ebook da semana : Dom Casmurrro
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para as Novas Oportunidades, destinado à leitura autónoma – Grau de Dificuldade III.
 Sinopse: Dom Casmurro conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Em adolescente apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre. Casam-se e tudo corre bem, até o amor se tornar ciúme e desconfiança. É esta a grande questão que magistralmente Dom Casmurro expõe ao longo de 148 capítulos: a dúvida que paira ao longo de toda a obra sobre a possibilidade de traição de Capítu, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com o grande amigo de Bentinho, Escobar.
http://lerebooks.wordpress.com/2011/02/28/ebook-da-semana-dom-casmurro/

Aproveitem a oportunidade!